Ciclo menstrual personalizado - Sonhada Maternidade

Ciclo menstrual personalizado

Olá 

Muito se escuta sobre o ciclo menstrual. E normalmente ouve-se que o padrão do ciclo é ter tamanho de 28 dias e que a ovulação ocorre por volta do 14º dia do ciclo, ou seja, no meio dele.

Com essas informações, mulheres que possuem ciclos maiores ou menores do que esse"padrão" podem cair no erro de pensar que são desreguladas. Ou pior, por acreditar que a ovulação ocorre no meio do ciclo, se você tem um ciclo de 30 dias, passa a considerar que a ovulação ocorre no 15º dia, o que não é bem assim.

Nada no corpo humano é matemática, exato. Cada organismo trabalha de maneira diferenciada e o que ocorre com um mulher, não necessariamente ocorrerá com você.

Os ciclos menstruais não são padronizados e sim personalizados. Cada mulher tem o seu.

imagem pinterest

Fonte da imagem: https://br.pinterest.com

E como descobrir o tamanho do seu ciclo?


Se você utiliza anticoncepcional hormonal (injetável, orais, entre outros), ou você não menstrua, ou seu ciclo fica regulado, próximo a um padrão de 28 dias (podendo variar).


imagem do pixabay


Se você não usa anticoncepcionais hormonais, você pode conhecer seu organismo o suficiente e sabe qual é a média padrão do tamanho de seu ciclo.

No caso de que deixou de utilizar anticoncepcionais hormonais, somente após, pelo menos, três meses que você começará a ter uma noção do funcionamento de seu corpo e, consequentemente, de como é seu ciclo.

Os aplicativos femininos de smartphones, hoje em dia, ajudam bastante nessa tarefa. A partir de 3 meses de lançamento de dados nos mesmos, eles dão previsão do tamanho de seu ciclo e de quando poderá ocorrer sua ovulação. Destaco que os aplicativos femininos são programas e são sujeitos a erros já que o corpo feminino não é uma máquina. Se você quiser saber mais sobre os aplicativos femininos entre no post OS APLICATIVOS FEMININOS PARA CICLO MENSTRUAL.

Para tentantes mais disciplinadas, medir a temperatura basal (ver mais em TEMPERATURA BASAL) durante, pelo menos, três meses, ajuda não só a conhecer bem seu ciclo, o tamanho do mesmo, como a identificar a ovulação e a duração da fase lútea.


temperatura basal



E depois de conhecer o meu ciclo, o que faço?


Agora que você já sabe como conhecer melhor o seu corpo, não resta mais nada do que partir para as tentativas, não acha? Afinal essa essa é a parte mais fácil.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, talvez você queira ler




Boas tentativas e até o próximo post!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo