Os aplicativos femininos para ciclo menstrual - Sonhada Maternidade

Os aplicativos femininos para ciclo menstrual

Olá a todas!

Estava hoje pensando como é boa a tecnologia! Veio para nos ajudar das mais diversas maneiras. Hoje com os smartphones, muitas das nossas atividades diária são facilitadas, desde com troca de mensagens, compra de alimentos, horários de transporte coletivos, até controlar nosso ciclo menstrual.

Sim! Controlar! Chega de ter aqueles calendários colados em agendas em que você marcava mês a mês sua menstruação, seu período fértil e o início e fim de cada ciclo. Tudo é facilitado com simples toque. Você insere nesses aplicativo dados básicos como duração do ciclo, duração do período menstrual e pronto! Você tem uma visão geral de como é seu ciclo, com prováveis (isso mesmo, prováveis) dias férteis, dia no início de cada ciclo e de início e fim do sangramento menstrual.

O mais interessante é que muito desses aplicativos nos dão alertas de início de menstruação, início de período fértil, dia fértil entre outros.

Existem os mais variados aplicativos disponíveis, para os mais diversos sistemas operacionais. Eu testei alguns disponibilizados para o sistema operacional do meu celular e o mais completo e fácil de usar que encontrei foi o My Period Tracker.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br

E quais são as vantagens dos aplicativos?

A principal vantagem dos aplicativos femininos voltados para o ciclo menstrual é o fato de não precisar ficar olhando sempre para saber que dia você vai menstruar, que dia você vai estar fértil entre outros. A maioria dão sinais de alertas para nos lembrar dos principais eventos do nosso ciclo. E isso é uma mão na roda.

Para quem quer engravidar, auxilia nos indicando os prováveis dias férteis, principalmente em ciclos regulares. Aí, é só treinar bastante nesses dias.

Além disso, se você costuma medir a temperatura basal (eu aconselho, e muito, para quem quer engravidar), pode anotar diariamente no aplicativo para depois passar para seu gráfico (isso se você já não tenha um aplicativo que crie o gráfico para você).

E quais são as desvantagens do uso desses aplicativos?


Não podemos esquecer que os aplicativos são programas que seguem lógica matemática e nosso corpos não seguem a mesma lógica. O aplicativo pode marcar que você ovulou em um determinado dia, mas por alguma alteração no funcionamento de seu corpo, você pode ter ovulado em outro dia e isso vai afetar também o início de seu próximo ciclo (veja mais sobre seu ciclo em Você quer engravidar? Conheça seu ciclo menstrual.).

Por isso, não é recomendado como método anticonceptivo, por ser tabelinha e, como muitas de nós sabemos, tabelinha falha (e muito).

E para finalizar...

O usos de aplicativos para ciclo menstrual é uma mão na roda para controle do seu ciclo menstrual, para você não ficar perdida com as datas de início e fim de menstruação (e não ser pega de surpresa). Auxilia quem quer engravidar mas não como método anticonceptivo. Não se esqueça que nosso corpo não é uma máquina e que temos que ter bom senso ao utilizar esses aplicativos.

Você tem alguma sugestão de aplicativos de controle do ciclo menstrual? Deixe aí nos comentários. Aposto que há muitas de nós querendo conhecer!

Abraços a todas!

sonhadamaternidade.blogspot.com.br




16 comentários

  1. Amei amei seu blog florzinha voltarei sempre bjoo

    ResponderExcluir
  2. Eu uso o Meu Calendário, ele é otimo. Já instalei outro, mas me adaptei mesmo a ele

    relaxaecurteoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grayce! Eu uso o Windows Phone e há menos opções de aplicativos do que o Android. Esse que uso é o mais completo que encontrei.

      Abraços.

      Excluir
  3. Eu usava um mas esqueci o nome. Depois eu passava pra minha ginecologista e ajudava muito na minha consulta.
    Adorei conhecer esse.
    Bjus

    Blog - A Negra e seus Tons
    Fanpage / Instagram / Twitter / Canal

    ResponderExcluir
  4. Uso periodo track se não me engano... Ajuda demais. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei, eu uso um que me ajuda bastante, vou ver esse que você falou

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas; eu uso o Clue ele é muito completo.

    ResponderExcluir
  7. A dica dos aplicativos é muito legal, eu usava um mas não me adaptei muito a ele. Vou testar esse que você indicou.
    Beijos flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil encontrar um que gostamos. Teste esse e veja se será bom para você.

      Abraços.

      Excluir
  8. Ameiii a minha menstruação é toda desregulada haha isso vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho esse problema de menstruar pois tomo remédio. Mas quando era mocinha aos 15 anos nada disso tinha sabe? Era meio complicado, e super recomendo para quem é desorganizada kkkk (to nesse meio). Minha irma que usa muuuito esses apps, a ideia é bem legal e ajuda de mais <3 Adorei o post bem informativo, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Indahiá! O surgimento desses aplicativos foi muito bom para nós, mulheres. Quando eu era adolescente também não existia esses recursos e passava apertado. A tecnologia é boa demais.

      Volte sempre.

      Abraços.

      Excluir

Topo