Temperatura basal - Sonhada Maternidade

Temperatura basal

Olá a todas a tentantes!

Hoje vou tratar de uma método muito bom para se identificar a ovulação e que ajuda a quem está tentando engravidar: o método de medição da temperatura basal.

Temperatura basal é a temperatura do corpo quando ele está completamente descansado. O melhor momento para se medir essa temperatura é ao acordar após uma noite de sono de no mínimo 4 horas ininterruptas (ou pelo menos que não se levante para beber água ou ir ao banheiro). Em resumo: repouso total.

A temperatura basal varia durante o ciclo menstrual feminino, mantendo-se mais baixa antes da ovulação (entre 36º e  36,5º), mais alta após a ovulação (costuma ficar em torno dos 37º), apresentando uma queda no dia em que a menstruação desce.

Dessa forma há como identificar (após alguns meses de medição) quando você irá ovular, qual o tamanho de sua fase lútea e quando sua menstruação vai chegar. Conhecendo bem seu corpo, ao perceber o atraso menstrual com temperaturas altas, pode-se saber se há uma possível gravidez.

Como medir a temperatura basal?


Todos os dias, no mesmo horário, antes de se levantar da cama, verifique a temperatura com um termômetro na boca, no reto ou na vagina (prefiro a última opção por achar mais preciso). Anote todos os dias, de preferência em um gráfico para a visualização da alterações de temperatura ficarem mais claras.

Veja nesse abaixo gráfico que mostra uma gravidez. As temperaturas permanecem mais baixas até o dia da ovulação, que provavelmente ocorreu no 10º dia do ciclo. Depois ele só subiu e permaneceu alta após o fim da fase lútea (duração provável de 15 dias).

www.sonhadamaternidade.blogspot.com.br

 Abaixo, veja um gráfico em que, após a fase lútea, há uma queda na temperatura e a menstruação se inicia.

www.sonhadamaternidade.blogspot.com.br


Há sites em que você coloca os dados de sua TB e eles montam os gráficos para você, indicando o possível dia da ovulação. Veja o www.mamanandco.com.pt e o www.fertilityfriend.com/

Abaixo indico três posts em que relato um cronograma utilizando métodos naturais e a TB para tentar engravidar.



Que tal tentar? Boa sorte e beijos férteis a todas!

Abraços







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo