HISTEROSSALPINGOGRAFIA - Sonhada Maternidade

HISTEROSSALPINGOGRAFIA

Olá a todos!

Hoje vou falar um pouco de um exame que muitas mulheres que estão pesquisando motivos de infertilidade (ou de demora para engravidar): HISTEROSSALPINGOGRAFIA.

Esse nome grande já assusta, assim como as leituras que fazemos na internet sobre o mesmo. A histerossalpingografia é um exame ginecológico de raio X do útero e das trompas, feito com contraste. Durante o exame, o colo do útero da mulher é pinçado para que um cateter seja introduzindo no mesmo. Esse cateter é responsável pela injeção do contraste no útero da mulher, para que a radiografia seja realizada. A histerossalpingografia deve ser feita 1 semana após a menstruação e antes da ovulação para garantir que a mulher não está grávida.

O contraste entra nas trompas, e em alguns casos, possíveis obstruções nas mesas são resolvidas apenas com a força do contraste. Muitas mulheres na net relatam conseguir engravidar após o exame.

Existem muitos relatos de dor durante o exame. Algumas clínicas costumam sedar as pacientes, mas na maioria dos casos o médico pode receitar algum analgésico ou anti-inflamatório para usar antes e depois da histerossalpingografia. Mas não vou mentir aqui: É UM EXAME REALMENTE DOLOROSO.

Agora relato minha experiência com o exame: para realizar o exame, a clínica pediu que eu tomasse paracetamol 500mg uma hora antes. Fui para a clínica muito receosa por todos os comentários que já havia lido na internet. Na sala da radiografia, havia uma médica, uma auxiliar de enfermagem e um médico radiologista (que só entrou na sala no momento da radiografia). A médica pinçou o colo do meu útero (dorzinha leve, suportável) preparou o contraste para se injetado e o radiologista entrou. Aí veio o momento difícil. O radiologista preparou a máquina por cima de mim e a médica injetou o contrasta na primeira trompa: uma grande dor, como de fosse uma cólica muito forte. Na segunda trompa, a dor foi um pouco maior, e para piorar teve que repetir pois o radiologista não conseguiu tirar a radiografia adequadamente. No fim, me senti exausta. A médica , muito tranquila, falou que eu ficaria na cama para descansar e  assim que eu me sentisse melhor me liberaria. Devo ter ficado lá uns 15 minutos. Não havia obstruções nas minhas trompas, estando tudo OK comigo.

Minha conclusão: é um exame dolorido sim, mas suportável. Tudo vale a pena quando estamos tentando ter nosso bebê.

Um grande abraço.

histerossalpingografia imagem do exame

3 comentários

  1. Olha,
    Eu tb vou fazer este exame e estou com muito medo.
    Mas espero que dê tudo certo.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique com medo! Cada corpo reagi de uma forma. Aliás, muitas mulheres engravidam após realizar esse exame. Quem sabe isso não acontecerá com você?
      Abraços.

      Excluir
  2. Vdd,é uma dor forte porem suportavel.
    E realmente a gente fica cansada,ne.
    Que bom que suas trompas nao estao obstruidas...que Deus te abençoe
    bjo

    ResponderExcluir

Topo