Não recebi a Caderneta de Saúde da Criança: e agora? - Sonhada Maternidade

Não recebi a Caderneta de Saúde da Criança: e agora?

Olá mamães!

A Caderneta de Saúde da Criança é um documento fundamental para o controle de todas as ocorrências no desenvolvimento infantil. Desde de dados relacionados ao crescimento, vacinas, até dicas de puerpério e de saúde. Ela substituiu os antigos cartões de vacinas que, como o próprio nome já diz, se resumia à anotações de vacinas.

A Caderneta de saúde da Criança deve ser recebida na maternidade em que seu filho nasceu, já com as primeiras anotações sobre sua saúde e vacinas aplicadas pela maternidade (se for o caso). O recebimento da caderneta é direito de todo o recém-nascido que deve recebê-la na maternidade. Não adianta procurar no posto de saúde pois eles não a recebem para distribuição.

Mas por que isso está acontecendo?


Eu não sabia do problema quando minha filhota nasceu, em fevereiro de 2016, em uma maternidade particular de Belo Horizonte. Na alta, não recebi a caderneta. Achei estranho pois no nascimento do meu primeiro filho, na mesma maternidade, entregaram-na para meu marido antes mesmo de irmos para o quarto. Com a correria do nascimento dela, esqueci totalmente de perguntar sobre a caderneta.

Quando a levamos para tomar as primeiras vacinas é que me dei conta. No posto me disseram que eles não disponibilizavam e que isso era "serviço" da maternidade, que eu devia cobrar.

Foram duas semanas ligando e nada. A desculpa que me deram foi que estava em falta pois o Governo Federal não estava enviando. Deram a entender que, por falta de verba, estavam priorizando as maternidades públicas. Aconselharam até a imprimi-la no site (bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menino.pdf mas não fica boa a impressão. Além disso, se era meu direito, por que tinha que imprimir?

Baseada nas informações que colhi sobre a possível falta da caderneta e sobre o direito de recebê-la ainda na maternidade, resolvi, então, correr atrás. Não da maternidade, já que não adiantava, mas de órgãos superiores.

Procurei a ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e enviei uma denúncia relatando a situação. A resposta que obtive era que eles não sabiam dessa falta e que eram responsáveis pela distribuição apenas no interior do estado. Na capital, a distribuição era de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte.

Mas o funcionário da secretaria de estado me ajudou. Entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e pediu para o responsável pelo setor de distribuição da caderneta de lá para que reservassem uma caderneta para mim. Me repassaram o nome do funcionário que eu devia procurar disseram que ele já tinha meu nome que bastava procurá-lo. E foi o que eu fiz. Desta forma, consegui a caderneta de saúde da criança.

Poucos meses depois, saiu uma reportagem no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, relatando sobre a falta da caderneta em Minas ( Falta caderneta da criança em Minas Gerais - O Tempo). Foi então que descobri que o problema estava maior do que pensava.

Não sei como está a situação em outros estados, mas é bem provável que esse problema esteja se repetindo em outros lugares.

caderneta imagem site Ministério da Saúde


Há alternativas?


Se você achou minha peregrinação muito difícil, há a possibilidade que citei no meu texto de imprimir a Caderneta de Saúde da Criança no site do ministério da saúde. Eu mesma pensei na possibilidade. Mas a impressão preto e branco não fica tão legal e imprimir colorido é um gasto muito grande.

Na internet existem pessoas que vendem a caderneta. Essas pessoas imprimem com alta qualidade e fazem a encadernação. Fica muito bonito. Se você quiser, é uma opção. Basta procurar no Google.

Então, se você não recebeu a caderneta de seu filho, corra atrás. Seja procurando a secretaria de saúde do seu estado para saber as providências a serem tomadas, como indo atrás de maneiras alternativas de conseguir sua caderneta (a impressão, por exemplo). O importante é ter em mãos esse documento importante de acompanhamento de crescimento de seu filho.

E você? Teve algum problema em receber a caderneta? Conte sua experiência para que outras mamães possam conhecer.

Abraços.

22 comentários

  1. Essa dica tira uma dúvida grande das mamães ne.. cobrar algo que por direito deveria ser feito é o dever de todos. Adorei seu post. Sucesso.

    Http://thaineadelaide.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaine!

      Sempre temos que ir atrás de nossos direitos. Abraços

      Excluir
  2. Vocês mamães tem que saber os direitos de vocês é correr atrás! Lindo post

    ResponderExcluir
  3. Mais um absurdo desse nosso pais, ainda bem que recebi a minha certinho!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sharon! Como sempre nosso país tem alguns problemas de administração que devem ser resolvidos. Abraços.

      Excluir
  4. Interessantíssimo e de extrema relevância o assunto, e a gente fica cada vez mais abismado com as coisas que acontecem neste país. Obrigado por trazer mais este post de utilidade pública! Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, que absurdo, como um bebê sai do hospital sem caderneta?
    Olha, é cada situação difícil UE só quem possa sabe mesmo né.
    Que esse post seja de utilidade pra muitas mães que posam estar passando pela meSMA situação.
    Beijos e muita saúde pra sua filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Sara. Minha intenção é alertar as mães sobre seus direitos. Obrigada pela visita.

      Abraços.

      Excluir
  6. Meu Deus, oq tá acontecendo com o país? Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post pata alertar as vezes acabamos nos esquecendo este pais ta complicado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um alerta para todas as mães para saberem que a caderneta é um direito e deve ser recebida na maternidade. Abraços

      Excluir
  8. Adorei seu post, super importante para as mamães ficarem informadas, pois nem sempre sabem da importância da caderneta.
    Grande beijo. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Vitória. A mamães devem estar informadas do direito de receber a caderneta na maternidade. Volte sempre. Abraços

      Excluir
  9. Está cada vez mais difícil, um absurdo atrás do outro. Mas que bom que você conseguiu a caderneta, pois é fundamental.
    Beijos

    Universo das Esmaltólatras por Opção / Facebook / Instagram

    ResponderExcluir
  10. Arrasou na explicação, vou mandar esse post para minha tia que tá passando por esse problema dá caderneta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Fernanda. Que bom que você gostou. Até mais e abraços.

      Excluir
  11. Nossa que absurdo estar em falta!
    E você foi exemplar em ir atras dos órgãos responsáveis afinal é direito seu mesmo!
    Mas achei o post ótimo vai ajudar muitas pessoas que não sabem o que fazer!
    A dica de procurar alguém que imprima pela internet em preços bons é ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda. EU sou dessas que corre atrás mesmo. Depois que descobri que era meu direito, quis receber de qualquer jeito. Muito obrigada pela visita. Abraços e volte sempre.

      Excluir

Topo