Beta HCG qualitativo ou quantitativo: qual a diferença? - Sonhada Maternidade

Beta HCG qualitativo ou quantitativo: qual a diferença?

Olá a todas!

A espera pelo atraso menstrual para a realização de testes para se saber se você está grávida é angustiante. E só o teste de farmácia não é o suficiente para se ter certeza. Depois de ver as duas listrinhas no teste de farmácia, é hora de se confirmar com um exame de sangue. É o famoso Beta Hcg.

O HCG é um hormônio que indica a gravidez e somente começa a ser secretado no organismo após a implantação do óvulo no útero. Essa implantação pode demorar até 14 dias após a ovulação para ocorrer. Por isso, muitos testes de farmácia podem dar negativo antes do atraso menstrual pelo fato de, muitas vezes, não haver ocorrido a implantação.

Mesmo com um, ou dois dias de atraso, se a implantação tiver ocorrido mais tarde, pode ser que o Beta HCG dê negativo, apresentando um falso negativo.

Mas como isso pode acontecer?


Um exame de sangue pode apresentar um falso negativo quando ainda não houve tempo para a secreção de quantidade de hormônio suficiente para que o laboratório em que você realizou o exame considere-o positivo.

Isso acontece pelo fato de cada laboratório possuir uma quantidade referência de quantidade de HCG para dizer se seu exame é positivo ou negativo.

Nesse caso de resultados apenas POSITIVO ou NEGATIVO, temos um beta HCG chamado de qualitativo

Então qual a diferença entre o Beta HCG qualitativo e quantitativo?


O Beta HCG quantitativo apresenta seus resultados numericamente, isto é, é apresentado a quantidade de hormônio presente em seu organismo por mililitro de sangue e, no próprio exame, há uma tabela de referência de HCG na qual é apresentados valores esperados para positivo e negativo.


beta hcg quantitativo positivo


Alguns laboratórios ainda disponibilizam no exame o possível nível de HCG  no organismo e a possível idade gestacional em que você está. Leia mais sobre isso no post VALORES DO BETA HCG E AS SEMANAS DE GESTAÇÃO.

Já o Beta HCG qualitativo, como disse anteriormente, apenas apresenta o resultado verbalmente, isto é, se é POSITIVO ou NEGATIVO.




 
Alguns laboratórios podem apresentar o resultado como REAGENTE ou NÃO-REAGENTE. Nesse caso, reagente é positivo, há presença de HCG no organismo; e não-reagente é negativo, não há presença de HCG no organismo.

Qualitativo ou quantitativo: qual você deve escolher?


Alguns laboratórios só fornecem resultado para o exame quantitativo, outros só para o qualitativo.

Aqueles que apresentam as duas opções, fica a seu critério escolher se você quer quantitativo ou qualitativo. Nesses casos, costuma haver diferença de preço (se você estiver fazendo particular), sendo o quantitativo um pouco mais caro do que o qualitativo.

Eu acho melhor o quantitativo, pois fornece uma noção maior da quantidade de hormônio no organismo e como está a evolução da gravidez.

Mas se você for mais objetiva, e quer resposta rápida sem ter que analisar dados, o qualitativo é uma boa opção.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de exames de Beta Hcg, é só esperar o atraso menstrual para escolher o que mais adequa a sua "necessidade imediata".


Então, gostou do post? Comente e compartilhe! Sua opnião é muito importante para o crescimento do blog.

Um abraço a todas!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo