Menino ou menina? Quem define o sexo é o Pai! - Sonhada Maternidade

Menino ou menina? Quem define o sexo é o Pai!

Olá amoras!

Muitas de vocês, leitoras do blog, estão tentando engravidar pela primeira vez. Outras já estão na segunda, terceira ou mais tentativas. Algumas já desejam ter um menino, outras querem uma menina. Para muitas o sexo da criança não importa, o que importa é ter o filho nos braços. Mas você sabia que quem define o sexo da criança é o homem?

Sim, são os homens! E isso não é nenhuma ideia machista daquelas que se espalham por aí. É apenas genética!



cromossomos

As células do corpo humano são formadas por 23 pares de cromossomos (mais ou menos do que isso podem gerar síndromes como o Down), totalizando 46. 23 desses cromossomos são provenientes do homem e 23 da mulher. E onde se encontram esses cromossomos? Nos óvulos e os espermatozoides.

Os óvulos apresentam, em sua constituição, o cromossomo X e os espermatozoides apresentam X e Y. O X é responsável pela determinação do sexo feminino e  o Y pelo sexo masculino.

Agora a grande pergunta: Se a mulher só possui o X e o homem possui X e Y, quem determina o sexo do bebê? O homem!

Quando o gameta masculino (espermatozoide) X se une ao óvulo (que só é X) tem-se um bebê do sexo feminino. Mas se o espermatozoide Y se une ao gameta feminino X, pela diferenciação, tem-se um bebê do sexo masculino. Fácil a conta, não?

união dos 23 pares de cromossomos


Em um primeiro momento, de modo geral, o homem possui o mesmo número de gametas com cromossomos X e Y, isto é, 50% de cada. Mas isso não é regra. Dependendo de certos fatores (tanto internos como externos) pode ser que seja produzido mais de um do que de outro. Mas isso não é regra.
Independente do sexo, o importante é que ter seu filho nos braços e sentir a maior sensação do mundo que é a maternidade.

 
Tem alguma dúvida e alguma experiência para compartilhar? Deixe seu comentário! É muito bom compartilharmos experiências.

Abraços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo