Fases do ciclo menstrual - Sonhada Maternidade

Fases do ciclo menstrual

Olá a todas!

Voltando para tratar um pouco mais das fases do nosso ciclo menstrual. Como eu tratei no post Você quer engravidar? Conheça seu ciclo menstrual, compreender como nosso ciclo funciona é de grande importância para entender melhor seu organismo e auxiliar na caminhada rumo ao tão sonhado positivo.

Sei que quando não pensamos em engravidar, o que importa mesmo para gente é saber quando a menstruação chega, apenas para nos prevenir e ter sempre um absorvente na bolsa.

Mas saiba que nosso ciclo é muito mais complexo do que apenas saber datas. Ele é uma preparação do nosso corpo para a receber uma nova vida.

E como se divide nosso ciclo?

Nosso ciclo se divide em três fase: folicular, ovulatória e lútea. A duração de cada uma delas é particular a cada mulher, pois depende do tamanho do ciclo de cada mulher.

Vou considerar, para fins de explicação, o ciclo padrão de 28 dias. Desta forma, as fases ficariam assim divididas:

1ª ) Fase folicular: é quando ocorre a preparação do folículo que se tornará o óvulo que será liberado para a fecundação. Essa fase se inicia no primeiro dia da menstruação e vai até o 12º dia do ciclo (estimativa de tempo);

2ª) Fase ovulatória: é a fase mais tensa para as tentantes pois é o momento em que sabemos que estamos fértil. Você tem muita expectativa de dar tudo certo e conseguir seu positivo. Essa fase dura cerca de 8 dias sendo o ápice no 14º dia do ciclo (dia da ovulação);

3ª Fase lútea: é a fase pós-ovulatória. Dura cerca de 10 dias. Durante essa fase o zigoto (embrião) formado nas trompas desce para o útero e se fixa no endométrio (se houver fecundação). Em boas condições, há a nidação e começa o desenvolvimento da gestação. Se não ocorrer fecundação, ao final dessa fase o endométrio se descama e temos um novo período menstrual. O ideal é que a fase lútea dure entre 11 e 16 dias.

E se meu ciclo não for de 28 dias?


Nem todas as mulheres possuem ciclo de 28 dias, assim é necessário recorrer a outros métodos para identificar a ovulação e, por consequência, as fases de seu ciclo menstrual. 

Uma alternativa são os testes de ovulação vendidos em farmácia. Com eles você saberá o dia provável de sua ovulação e verá qual tamanho será sua fase lútea.

Outro método é a medição da Temperatura basal (veja como funciona AQUI). Com ele você terá uma ideia de como seu ciclo funcionada como um todo, visualizando cada fase. É um ótimo método para quem está tentando engravidar ou para aquelas que querem apenas conhecer melhor seu ciclo.

Conhecer seu ciclo é muito importante para entender melhor como funciona seu organismo. Além disso, esse conhecimento pode ser um grande aliado na busca pelo tão sonhado positivo.

Um grande abraço a todas e até o próximo post!



sonhadamaternidade.blogspot.com.br




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo