A importância da fase lútea para engravidar - Sonhada Maternidade

A importância da fase lútea para engravidar

Olá amigas!

Como está tudo?

No último post (Fases do ciclo menstrual) tratei um pouco das fases do nosso ciclo menstrual e como identificá-las, auxiliando nas tentativas de gravidez.

Neste post, tratarei mais especificamente da fase lútea, que é importante para a futura gestação.

O que é a fase lútea?


É a última fase do ciclo menstrual, tendo duração entre 11 e 16 dias, sendo o padrão 14 dias (para mulheres que possuem ciclo de 28 dias). Ela se inicia logo após a ovulação e termina, se não houver gravidez, com a menstruação.

Durante a fase lútea, o hormônio chamado progesterona (que tem sua produção aumentada com a formação do corpo lúteo) trabalha para manter o endométrio forte para uma possível nidação e, consequentemente gravidez.

Não ocorrendo uma gestação, os níveis de progesterona caem e o endométrio se descama originando a menstruação.

Minha fase lútea tem menos de 11 dias. E agora?


Fase lútea menor do que 11 dias pode atrapalhar quem deseja engravidar pois o óvulo fecundado pode demorar entre 4 e 15 dias para chegar ao útero. Se, por exemplo, você engravidar tendo uma fase lútea de 10 dias, e o óvulo fosse demorar 12 para chegar ao seu útero para a nidação, infelizmente sua gestação não seguiria pois seu endométrio já teria descamado e você já teria menstruado quando esse óvulo chegasse ao útero, sendo o mesmo eliminado junto com a menstruação.

Se você perceber que esse é seu caso, procure um médico pois há remédios no mercado (alguns famosos que não vou citar o nome pois o melhor é procurar um médico) que são indicados para aumentar o nível de progesterona no organismo e, assim, aumentar a fase lútea.

Minha fase lútea tem mais de 16 dias. O que pode ser?


Quando a fase lútea tem mais de 16 dias, pode ser que seu organismo esteja produzindo mais progesterona do que necessário, podendo não ocorrer a queda do mesmo e a menstruação não ocorrer. Mas uma vez é necessário consultar um especialista para analisar a situação e, se necessário, indicar um tratamento com medicamentos para normalizar a produção de progesterona.

Como saber o tamanho da minha fase lútea?


Sempre aconselho a utilizar o método de temperatura basal para identificar de maneira mais clara possível cada fase de seu ciclo. Medindo sua temperatura todos os dias, durante pelo menos 3 meses, você identificará o provável dia de sua ovulação e saberá qual é o tamanho de sua fase lútea.

Mais uma vez, é importante conhecer bem o funcionamento de seu organismo para que você esteja consciente do que acontece internamente com você. Desta forma, as chances de engravidar aumentam bastante.

Por hoje é só. Qualquer dúvida, sugestão e opinião, deixe seu comentário.

Abraços.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo