Consulta pós-parto: o que esperar. - Sonhada Maternidade

Consulta pós-parto: o que esperar.

Olá!

Tanta coisa passa entre a primeira consulta pré-natal e o dia do parto: são exames, pesagens, medições, ultrassons, expectativas. Eis que chega o grande dia! Você só tem cabeça para aquele lindo ser que saiu de você para conquistá-la definitivamente.

Passados os dias, você se lembre: "tenho que voltar no médico". Mas não estou me referindo àquela consulta para retirada de pontos (no caso da cesárea, ou em poucos caso do parto normal) que acontece aproximadamente 10 dias após o parto, mas sim aquela consulta em que o médico te avaliará mais detalhadamente as condições clínicas da mulher após, aproximadamente, 30 dias do nascimento do bebê.

O que esperar então?


Na consulta pós-parto, o seu médico, primeiramente, vai querer saber de suas condições gerais, sua alimentação, se seu bebê está sendo amamentado ou se está utilizando leite artificial. Se seu parto foi realizado por um médico plantonista, você irá relatar como foi seu parto. A partir dessa conversa, seu médico irá partir para as recomendações:


1) Uso de um anticoncepcional: se você optar por continuar usando os anticoncepcionais orais, terá a opção de utilizar aqueles próprios para quem está amamentando (são baixa dosagem e progesterona sintética) ou continuar com aquele que você já utilizava antes de engravidar, se não amamenta. Você também terá opções como o uso de DIU e, em casos extremos, laqueadura. Pense no melhor para seu caso.

2) Análise de seu corpo: você vai pesar para ver o quanto perdeu de peso e terá sua pressão medida. Além disso, seu médico irá verificar se está tudo OK com possíveis cicatrizes (se você teve parto cesárea e alguns casos de parto normal). Seu médico avaliará se seu útero já retornou ao tamanho normal.

3) Exame preventivo Papanicolau: você só conseguirá fugir desse exame se tiver menos de um ano que foi feito. Senão...

4) Pedidos de exames: somente se necessário e dependendo de como foi sua gestação pode ser que seu médico peça exames com hemograma e glicemia.

5) Prescrição de vitaminas: somente se necessário, principalmente no caso de você estar amamentando.


Não se esqueça!

Não deixe de ir visitar seu médico após o parto. Talvez você acha que está tudo bem com você e que não é necessário. Mas é muito importante a consulta pós-parto. Estudo realizado pela Unicersidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostra que 49,6% das novas mães não retornam ao médico após o parto.

A visita ao seu médico é importante para sua saúde.

Abraços.

visita médico pós-parto



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo