4 perguntas a se fazer antes de realizar o teste de farmácia - Sonhada Maternidade

4 perguntas a se fazer antes de realizar o teste de farmácia

Logo quando começamos a vida de tentante, no primeiro mês de tentativa, ficamos da expectativa de já termos nosso primeiro positivo. Então, logo no primeiro dia de atraso, corremos para usar o teste de farmácia que compramos 15 dias antes. Quanta ansiedade!

E o resultado? Uma única linha. Negativo! "Será possível", pensamos, afinal tudo foi feito direitinho. E aí chegamos à conclusão "Isso não funciona". Para completar, a menstruação chega no dia seguinte.

Saiba que dificilmente esse teste detecta HCG no na urina e, dependendo da sensibilidade do mesmo, pode ser realizado já no 1º dia de atraso menstrual.

Por experiência, nunca realizava o teste de farmácia com um dia de atraso, esperava pelo menos 10 dias (com exceção da minha segunda gestação, depois conto o porquê). Dessa forma dava tempo de acumular bastante hormônio no organismo, ou dava tempo tempo da menstruação "descer" em caso de uma ovulação tardia.


Então, quando realizar o teste de farmácia?


Para realizar o teste de farmácia, responda a si mesma as seguintes perguntas:

1) Seu ciclo é regular e quase não atrasa? Quando digo regular, refiro-me àquele que vem todo mês, ou com intervalos regulares, sejam 28, 30, 31 dias. Se sim, no primeiro dia de atraso testes muito sensíveis prometem resultados confiáveis. Eu continuo dizendo que é bom esperar mais dias, afinal algo pode ter acontecido durante o ciclo (por exemplo, uma gripe muito forte) que pode ter atrasado sua ovulação.

2) Eu treinei nos dias da provável ovulação? Não importa o tamanho de seu ciclo, normalmente a ovulação ocorre 14 antes da menstruação, isto é, a fase lútea dura cerca de 14 dias. Para saber mais qual é a duração de sua fase lútea, aconselho a medir sua temperatura basal (veja mais AQUI). Assim poderá saber o provável dia de sua ovulação e treinar muito. Você também pode realizar testes de ovulação para detectar o dia exato da ovulação.

3) Minha menstruação está atrasada? Antes do atraso menstrual, se você estiver grávida os níveis de HCG ainda são muito baixo, praticamente indetectáveis pelos testes de farmácia. Muitos desses testes (principalmente os de tiras) aconselham que se espere o atraso. Por experiência, eu aconselho esperar pelos menos oito dias de atraso para realizar o teste de farmácia.

4) Estou preparada para o resultado? Após analisar os números 1 a 3 deste post e fazer o teste de farmácia, se der negativo ou positivo, não precisa ficar desesperada e fazer mais três, quatro ou cinco outros testes. É um gasto financeiro desnecessário. Se for positivo, parta para fazer o exame de sangue. Se negativo, aguarde sua menstruação (se ela não descer, aí sim pode repetir o teste de farmácia após 15 dias ou procure um médico em caso de outro negativo). Veja mais em Teste de farmácia: estou preparada para negativo?.

Uma última observação: a não ser por um problema de fabricação do teste de farmácia, raramente eles apresentam um falso positivo. Falso negativo podem surgir pelo fato de ter realizado o teste antes ou por não seguir as instruções do fabricante. Além disso, pode ter ocorrido uma ovulação tardia.

Veja também o post Teste de farmácia: qual devo comprar?

 Gostou das dicas! Deixe um comentário caso tenha dúvidas!

Até o próximo post.

Abraços.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br


 

3 comentários

  1. é muito ruim ter o negativo. Vc fica frustada. Realmente é melhor esperar o atraso para fazer. Adorei as Dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline! É muito ruim mesmo. Tive uma cinco testes negativos que fiz de teimosa, pois media minha temperatura basal e por conhecer bastante meu corpo já dava para prever que seriam negativos. Por isso fiz este post, baseando na minha experiência.

      Abraços e volte sempre aqui.

      Excluir
  2. Fiz o Beta HCG e deu indeterminado o q significa

    ResponderExcluir

Topo