Sexagem fetal: para gestantes mais que curiosas - Sonhada Maternidade

Sexagem fetal: para gestantes mais que curiosas

Olá futuras mamães curiosas!

Logo que você tem seu positivo em mãos, você já começa a fazer um monte de planos: como será quartinho do bebê, quais roupinhas vai usar, como será o chá de bebê (ou de fraldas)... Ufa! É muita coisa para organizar. Afinal você está realizando um sonho e quer que tudo seja perfeito. Mas, de repente você pensa: "Como adiantar tudo se não sei o sexo do bebê?"

Ou você é só MUITO curiosa e não aguenta esperar até, mais ou menos, 17 semanas para fazer um ultrassom e conhecer o sexo do seu tão sonhado filho (isso se não tiver que esperar até a 20ª semana).

Para esse caso, de mamães curiosas, existe um exame de sangue capaz de identificar, a partir de 8 semanas, o sexo de seu bebê. O nome desse exame é SEXAGEM FETAL.


Como o exame de sexagem fetal funciona?


Desde a concepção, o sexo do bebê já é definido, apesar de não visível. Mas somente a partir da 8ª semana de gestação, com maior desenvolvimento, plasma do DNA do feto podem ser encontrados no sangue da mãe.

Mas como assim?

Os espermatozoides possuem cromossomos X (que geram bebê femininos) e Y (que geram bebê masculinos) e os óvulos apresentam apenas cromossomos X. Então, X do espermatozoide com X do óvulo gera uma menina; e Y do espermatozoide mais X do óvulo gera um menino. É isso mesmo que você leu: quem determina o sexo do bebê o o homem.

Para a realização do exame, retira-se uma pequena quantidade de sangue da mãe (quantidade próxima ao um exame de sangue de rotina) e analisa-se o DNA dessa amostra. A análise da amostra se baseia na identificação do cromossomo Y, já que nenhuma mulher possui esse cromossomo.

Se na amostra for detectada a presença do cromossomo Y, o bebê será um menino. Se não for detectada a presença desse cromossomo, o bebê será uma menina.

No caso de gêmeos univitelinos, a regra que vale é a anterior, já que esses gêmeos sempre são idênticos, apresentando mesmo DNA e sexo. No caso de gêmeos bivitelinos, se o resultado der positivo para Y, significa que pelo menos um dos gêmeos é menino (ou até mesmo os dois), e se não for encontrado o cromossomo Y, os dois bebê são meninas.


sexo do bebê por sexagem fetal



O resultado desse exame é confiável?


A não ser por erro do próprio laboratório, a partir da 8ª semana a chances de acerto do exame de sexagem fetal é de 99,9. Então, a chances de erro são mínimas.

Vale a pena?


Se você não estiver aguentando de curiosidade e tiver um dinheiro sobrando (pois é um exame um pouco caro e planos não cobrem) arrisque.

Mas se você acha desnecessário gastar um dinheiro que poderia ser gasto com outra coisa para o bebê, espere, afinal não demora tanto assim a 17ª semana.

Se você quiser, pode tentar adivinhar se você terá menino ou menina observando seus exames de ultrassom. Há o Método de Ramzi, que prediz o sexo pela posição do feto no útero (considerando apenas o primeiro ultrassom, aquele que se realiza por volta da 6ª/7ª semana de gestação); e o método de análise do tubérculo genital fetal, que os alguns médicos utilizam, normalmente do exame de ultrassom de análise da Translucência Nucal, para tentar identificar o sexo.

Veja mais sobre esses métodos em:






E você? É curiosa ou não? Deixe seu comentário e nos diga.

Abraços a todas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo