Enjoos e vômitos é sinal de que a gestação vai bem? - Sonhada Maternidade

Enjoos e vômitos é sinal de que a gestação vai bem?

Olá queridas!

Sabe aquelas várias coisas que você escuta quando engravida e que ficam na sua cabeça martelando: será que é verdade? Uma das diversas coisas que escutei era que enjoos e vômitos significava que a gestação estava bem, e que o bebê estava em pleno desenvolvimento.

Essa é uma daquelas afirmações que escutamos que não sabemos se é mito ou verdade, afinal cada pessoa possui um organismo diferente, podendo umas terem "estômagos mais fortes" que outras. O nível de enjoo varia mesmo de mulher para mulher.

Mas por que o enjoo e vômito na gestação?


Pense em seu organismo ali, bonitinho, funcionando de uma determinada maneira desde que você nasceu. Na maioria dos casos, sem maiores intercorrências em sua saúde. De repente você fica grávida. Uma chuva torrencial de hormônios começam a ser despejados em seu organismo, como é o caso do gonadotropina coriônica humana (o famoso hCG), estrogênio e progesterona (esses dois últimos responsáveis pelo desenvolvimento fetal).

Essa aumento de hormônios e a produção elevado do hCG, que só aparece na gestação, estariam relacionados aos enjoos.

www.sonhadamaternidade.com.br



Por que eu enjoo tanto e minha amiga não? 

Os médicos ainda não possuem uma explicação científica para o fato de uma mulher sofrer mais com enjoos e vômitos na gestação do que outras. Alguns organismo podem ser mais resistentes às mudanças hormonais repentinas e em alto nível do que outros. Eu, por exemplo, enjoei e vomitei muito nas duas gestações dos meus dois filhos desde a 5ª semana de gestação, enquanto que amigas minha quase não tiveram esses sintomas ou foram muito fracos.

Comparar uma pessoa a outra é difícil, nesse caso, já que não se sabe como cada organismo vai reagir aos hormônios, principalmente o da gravidez.

Ter enjoos e vômitos significa que a gestação vai bem?

Segundo o site Baby Center, estudo realizados pela comunidade médica demonstraram um número menor de aborto espontâneo em mulheres que tiveram enjoos e/ou vômitos. Isto é, grande parte das mulheres que perderam seus bebês espontaneamente não relataram sintomas relacionados a náuseas ou vômitos.

Também, ainda segundo o Baby Center, os pesquisadores perceberam um melhor desenvolvimento do bebê em mulheres que apresentam bastante sintoma de enjoo, diminuindo a possibilidade de parto prematuro e que o bebê nasça com peso abaixo do esperado.

Dessa forma explica-se o porquê de muitas pessoas dizerem que se você está enjoando muito significa que seu bebê está desenvolvendo bem.

É claro que essas pesquisas se baseiam em dados estatísticos e que não representam 100% de certeza. Como eu disse anteriormente, cada organismo reage de maneira diferente à ação dos hormônios. Você pode não ter enjoo nenhum e seu filho nascer a termo e com as medidas normais para a idade gestacional.

O importante é não ficar encucada se você não estiver tendo enjoo. Você pode ser uma daquelas que possuem um organismo forte que aguenta o rojão de hormônios que tomam seu organismo. E nada disso irá impedir que seu filho nasça forte e saudável e que sua gestação seja maravilhosa.

O maior importante é você se cuidar, fazer todos os exames necessários e seguir as orientações de seu médico.

Conte um pouco sobre você? Enjoou (ou está enjoando) muito? Compartilhe sua experiência!

Abraços e até o próximo post!

Talvez você possa se interessar também:









2 comentários

  1. Olá! Tudo bem ?
    Eu to grávida de 3 meses e nossa tenho tido muitos enjoos e junto deles os vômitos.
    Minha mãe sempre fala que preciso tomar remédio pra enjoo,mais não quero fica me entupindo de remédio devido está esta grávida.
    Mas da minha 1 gravidez tbm tive os mesmo sintomas,mas é claro que foi bem mais intenso .
    Já que dessa segunda gravidez não tenho vomitado por várias vezes
    Mais achei muito legal seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suanne! Eu também passei muito mal nas minhas duas gestações. Do meu mais velho vomitei até os 5 meses; da minha filha até os 8. Mas ao contrário de você, tinha que tomar remédio pois nada parava no estômago. Cheguei a perder 4kg no início da gestação da minha filha. Saúde para você e mais esse bebê que está chegando. Volte sempre!

      Excluir

Topo