É verdade que os óvulos envelhecem com a idade da mulher? - Sonhada Maternidade

É verdade que os óvulos envelhecem com a idade da mulher?

Olá Amigas!

Hoje em dia se tornou cada vez mais comum adiar a maternidade, seja pelos mais variados motivos, como esperar a independência financeira, a estabilidade em um relacionamento ou o encontro com a pessoa ideal, o fim de um curso. Mas você já ouviu falar que os óvulos da mulher envelhecem com a idade?

Pois é, não é mito. O ovário envelhece e com ele os óvulos, que com o passar da idade, já não serão liberados com a frequência e qualidade até que um dia deixem de ser liberados, chegando a menopausa.

Calma, pois isso não é motivo para se assustar. A não ser por problemas gerais de infertilidade (tanto feminina quanto masculina) a maioria das mulheres conseguem engravidar naturalmente durante sua vida reprodutiva.

amadurecimento
Fonte imagem: Pinterest


Mas como assim os óvulos envelhecem?

Ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides continuamente durante sua vida, a mulher já nasce com o número de óvulos determinados para sua vida toda. São milhares (entre 400 e 500 mil) de óvulos dentre os quais haverá uma seleção para que ocorra a ovulação.

Você já parou para pensar que cada menstruação que teve desde sua primeira lá na adolescência é um óvulo desses milhares que você está deixando de ter? Que cada vez que menstrua, significa que você teve uma ovulação? Calma, calma. Como eu disse, você tem uma reserva de óvulos grande em seu organismo e dificilmente você não conseguirá engravidar porque perdeu uma ou outra ovulação (a não ser se, como eu disse antes, por problemas de fertilidade).

Dessa forma, essa reserva vai envelhecer junto com você. Os óvulos liberados atualmente por você não possuem as mesmas características dos que foram liberados na sua adolescência. Com o tempo esses óvulos também perdem sua qualidade, e isso pode dificultar, também, uma gestação.

Mesmo com o número determinados de óvulos para toda sua vida reprodutiva, nada impede que você escolha o momento certo para ter filhos. Tenha uma dieta saudável, evitando álcool, cigarro e outros tipo de drogas e seus óvulos vão sofrer o mínimo possível o passar do tempo (assim como seu organismo como um todo).

O tempo está passando! O que fazer?

Se você é daquelas mulheres que ainda querem "adiar mais um pouco", ou por ter realizações, ou por ainda achar que não chegou o momento, a medicina tem alternativas para que o sonho de ser mãe não seja frustado. É claro que isso requer custos que não são baratos, além de serem, em muitos casos, invasivos e doloridos.

A possibilidade mais conhecida é o congelamento de óvulos, em que os ovários são estimulados, os óvulos coletados e congelados. Quando a mulher decidir que é o momento certo de ser mão, esses óvulos serão fertilizados in vitro e transferidos para seu útero. Veja que nesses casos ocorre uma fertilização in vitro (FIV) que não é um procedimento barato.

É claro que podermos ter o controle sobre o momento de engravidar sem perder a possibilidade de ter um filho compensa os sacrifícios.

sonhadamaternidade.com.br


Concluindo


O importante é saber que tudo tem seu tempo, e isso vale para seus óvulos. Mas isso não a impede de escolher o momento ideal para ser mãe. Afinal, como mulher moderna, suas escolhas estão em suas mãos!

E você? Já chegou o seu momento de ser mãe? Congelaria seus óvulos para uma gestação futura? Compartilhe conosco!

Abraços a todas!


Você pode querer ler também...





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo