Ovulação tardia: o que é isso? - Sonhada Maternidade

Ovulação tardia: o que é isso?

Sabe aquele monte de termos que você desconhece sobre gravidez/gestação que você só fica sabendo que existe quando resolve engravidar? Aí, quando você fica sabendo que tal coisa existe, fica pensando: será só comigo?

Um desses termos que você tentante de longa data deve ter ouvido falar é da tal ovulação tardia.

Primeiro vamos pensar em uma mulher com um ciclo menstrual regular, de 28 dias. Ela, teoricamente, ovulará em torno do 14º dia do ciclo e, se não houver fecundação do óvulo, sua menstruação virá 14 (fase lútea) dias após a ovulação. Independente do tamanho de seu ciclo, um médico me disse uma vez que se você menstrua todo mês, ou se seu ciclo sempre foi grande (35 dias, por exemplo), ele é regular.

Umas das coisas mais importante que aprendi durante minhas tentativas de engravidar é que cada mulher é única e que cada umas podem ter a fase lútea de duração padrão (14 dias) ou diferenciada. Para saber exatamente como seu ciclo funciona e qual é o tamanho de sua fase é interessante medir a temperatura basal durante, pelo menos, 4 meses para identificar o tamanho de sua fase lútea. Dê uma olhada no post TEMPERATURA BASAL.

Mas se em algum momento seu ciclo foi maior do que o esperado, ultrapassando o número de dias normais, você teve uma ovulação tardia. Após essa ovulação, seu organismo seguirá a fase lútea habitual de seu corpo.

Mas por que a ovulação tardia acontece? As causas estão nos nossos hormônios. O atraso para a hipófise liberar o hormônio de crescimento e amadurecimento do folículo (o LH - hormônio luteinizante) é que faz com que a ovulação atrase. Sem o estímulo desse hormônio e do estrogênio no momento costumeiro de nosso organismo faz com que a ovulação não ocorra no momento que esperamos e, assim, até nossa menstruação atrasa.

O importante é conhecer bem o funcionamento do seu organismo para não se desesperar com as tentativas de engravidar.

Quer saber mais sobre como sobre como saber que você está ovulando? Veja mais no post




Abraços.

útero

7 comentários

  1. Ola Boa Tarde
    Minha M no ciclo passado veio dia 21 e esse ciclo deveria ter vindo dia 20.. Tenho ciclo de 31 dias
    Estou com a expectativa qe possa ter ocorrido a ovulação tardia
    Pois com 5 dias de atraso fiz um Teste de farmácia e foi negativo,com 6 dias de atraso eu já não aguentava esperar , resolvi fazer um Beta e negativo de novo ' Hoje com 8 dias de atraso fiz outro de farmácia e negativo de novo
    Estou sem entender e preciso de uma opinião
    Devo esperar dar uns 15 dias para repetir ?
    Estou com os seios muito doloridos e venho tendo cólicas fraquinhas desde o atraso
    Com uns 3 4 eu estava sentindo fisgadas no pé da barriga
    Fisgadas qe pareciam agulha enfiando
    Já Agr sinto so os seios diferentes ' pfv me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo que você relatou, parece que teve uma ovulação tardia mesmo. Com um ciclo de 31 dias, sua ovulação deve acontecer entre o 15 e 17 dia do ciclo. Se ocorreu depois disso, já é tardia. Nesse caso seria bom sim esperar 15 dias de atraso. Agora, se você teve ovulação tardia, temos que torcer para que você tenha treinado no dia certo. Se sim, o teste ainda vai dar positivo; se não, sua menstruação pode chegar. Uma sugestão: Quando fizer o Beta, faça o quantitativo, pois se tiver algum vestígio do hormônio em seu organismo ele vai detectar. Mande notícias. Abraços

      Excluir
  2. Olá eu tô com tantas duvidas ..Minha última monstrafoi no dia 28/05.17 uso a tabela nesse dias de menstruação usei o indutor clomid e meu período fértil Tava pro dia 6 a 12 de junho mais não sei o que houve dia 28.06 era pra monstra ter vindo e nada nesse dia meu corrimento Tava pegajoso elástico e transparente sem cheiro Posso ter tido ovulacao tardia .Nesse período namorei bastante...hj são 06.07.17 e nada dela vir já fiz 4 exames de farmácias todos negativos...Tô ficando doida já ....Vou esperar mais uns 10 dias e fazer um outro pra ver mais a ansiedade q mata agente...O q eu faço??

    ResponderExcluir
  3. Olá eu tô com tantas duvidas ..Minha última monstrafoi no dia 28/05.17 uso a tabela nesse dias de menstruação usei o indutor clomid e meu período fértil Tava pro dia 6 a 12 de junho mais não sei o que houve dia 28.06 era pra monstra ter vindo e nada nesse dia meu corrimento Tava pegajoso elástico e transparente sem cheiro Posso ter tido ovulacao tardia .Nesse período namorei bastante...hj são 06.07.17 e nada dela vir já fiz 4 exames de farmácias todos negativos...Tô ficando doida já ....Vou esperar mais uns 10 dias e fazer um outro pra ver mais a ansiedade q mata agente...O q eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline! Desculpe a demora com a resposta mas estou com alguns problemas e não estou podendo dar tanta atenção ao blog. Você pode ter tido sim ovulação tardia ou um ciclo anovulatório, o que é mais difícil já que você tomou indutor. No seu caso, o que há para fazer é esperar. Se completar o segundo mês sem a monstra vir e você não estiver grávida, procure um médico para saber o que pode estar acontecendo.

      Abraços.

      Excluir
  4. Muito bom o artigo, mas gostaria de saber pq minha menstruaçao é de 28 dias e minha ovulaçao sempre ocorre 9 e 10 dia do ciclo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Topo