Citrato de Clomifeno: indutor de ovulação - Sonhada Maternidade

Citrato de Clomifeno: indutor de ovulação

Olá amigas!

Como estão as coisas?

Hoje o post é para as tentantes. Sabe aquele momento, depois de alguns meses de tentativa (e não precisa ser muito não) que bate aquele desespero de ter mais um resultado negativo? E nessa hora você pensa: quero tomar um indutor de ovulação!

Pois é. Eu passei por isso na minha primeira gestação. Depois de 7 meses de tentativas pensei seriamente e comprar um indutor por conta própria. A ideia foi retirada da minha cabeça por uma amiga que me acalmou e disse que tudo viria a seu tempo.

Os principais indutores de ovulação comercializados no Brasil tem como base o citrato de clomifeno, e são utilizados principalmente para mulheres que possuem ovulação irregular ou não ovulam. Também são utilizados por quem tem síndrome de ovários policísticos.

Mas é claro que essa medicação é prescrita após toda uma investigação de fertilidade, que normalmente ocorre após um ano de tentativas (ou seis meses para mulheres acima de 35 anos, ou mulheres que tenham alguma outro problema de saúde).

O indutor também é indicado para mulheres que, após toda a investigação, possui infertilidade inexplicada.

Como o indutor funciona?

O citrato de clomifeno em nosso organismo estimula a produção dos hormônios FSH E LH e assim estimulando ovários e á liberação dos óvulos. Então, para quem possui algum problema relacionado a esses hormônios e o amadurecimento e liberação de óvulos, os indutores são uma alternativa.

Mas veja bem, para se saber se você tem algum problema relacionado à ovulação, terá que passar por uma avaliação médica, que passará uma série de exames. Muitas vezes, os médicos só começam a pedir esses exames se você já tem algum problema de saúde relacionado à ovulação (como síndrome dos ovários policísticos) ou quando já se tem pelo menos um ano de tentativas sem resultar em gestação.

E se eu quiser usar por conta própria?

Não é aconselhável. Eu pensei em fazer isso, mas desisti. Sou muito medrosa.

O uso de medicamentos sem receita e indicação médica pode prejudicar o andamento de seu tratamento. Além disso, o uso de citrato de clomifeno só deve ocorrer por um tempo determinado (máximo 3 meses em cada tentativa, com intervalos de pelo menos 6 meses) pois pode haver risco de gravidez tubária ou câncer de ovários, devido à estimulação dos mesmos.


Então...


Seja paciente. Não parta para o uso de medicação sem necessidade. Aguarde o tempo que os médicos aconselham a esperar uma gestação sem necessidade de medicamentos. Se necessário, seu médico a orientará.

Sei que é difícil esperar, mas se você estiver ansiosa demais, parta para indutores de ovulação naturais, como o consumo do inhame e o elixir de inhame (super recomendo. Veja como usei o elixir AQUI).


Abraços e beijos férteis a todas!

sonhadamaternidade.blogspot.com.br



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo