As dificuldades da amamentação nos primeiros dias de nascimento - Sonhada Maternidade

As dificuldades da amamentação nos primeiros dias de nascimento

Olá queridas!

Como já deve ser de conhecimento de muitas leitoras, estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno. E eu não podia deixar essa semana passar em branco aqui no blog.

Todos os blogs que acompanho estão engajados nas campanhas de promover o aleitamento materno. E isso é demais. Não vou aqui criticar as mães que por motivos diversos não conseguiram amamentar seus bebês, mas sim mostrar como conseguir vencer barreiras e partir para essa maneira saudável e natural de alimentar nossos filhotes.

Também não vou tratar neste post da importância do colostro e da amamentação nas primeiras horas de vida do neném. Muito menos dos anticorpos que a mãe passa para o bebê nesse simples ato de alimentar seu filho. Vou tratar das dificuldades físicas que a maioria das mulheres encontram assim que começam a amamentar. Nessa hora você pensa....

Amamentar não é tão fácil quanto pensei

Não, não é. Logo que conseguimos nosso tão sonhado positivo, passamos a imaginar como será toda a gestação, como será o parto e como será nosso sono após o nascimento do bebê. Pensamos também na amamentação, que será um momento maravilhoso entre você e seu filho. Com certeza será, mas no início você terá que ter persistência e paciência.

Você fez tudo o que o médico disse para preparar seu seio e mesmo assim não está sendo fácil. Por quê? A pele do mamilo da mulher é muito sensível, muitas vezes a mulher nem possui bico (que só se formará mesmo amamentando). A sucção do bebê que está com fome acaba por ferir o mamilo.

E você que é mãe de primeira viagem, não se engane: não importa o que você fizer de preparação antes do nascimento, seus seios vão ferir. Em maior ou menor grau, mas vão ferir. E mesmo quem está partindo para o segundo filho e acredita que seu corpo já está acostumado com a sucção do bebê (eu mesma amamentei meu primeiro filho até os 2 anos), o seio vai ferir novamente. E pode ter certeza que você vai sentir dor da sucção por conta das feridas no seio.

E é nesse momento de dor que muitas mães se desesperam. Pensam "será que nasci para isso?". O seio racha de maneira que sai sangue e não se assuste se seu filho evacuar com tracinhos de sangue, na maioria das  vezes é o sangue de seu seio.

No desespero é comum as mulheres correrem para as farmácias, ou procurar o médico, para ter indicação de pomadas que melhorem a situação. Na minha experiência com o primeiro filho, essas pomadas não funcionaram. Com meu segundo filho, nem tentei utilizá-las.

Então, você me pergunta: O que funciona?

A pediatra do meu primeiro filho foi categórica: sol e passar o próprio leite no bico e aureolas. Sol para mim era difícil pois moro em apartamento. Parti para o leite. Foi a melhor coisa do mundo! Em menos de uma semana meus mamilos já estavam curados e meu bebê mamava que era uma beleza. Na segunda gestação as feridas sararam mais rápido. Não porque meu corpo estava acostumado, mas sim porque comecei a passar meu próprio leite desde o nascimento.

O importante é você não desistir. Amamentar logo no início pode não ser toda aquela maravilha que você pensou, pode sim causar incômodos e dores, mas tenha certeza que vai passar. E nada melhor do que dar ao seu filho a melhor alimentação que ele pode ter.

Abraços a todas!

sonhadamaternidade.blogspot.com.br
Fonte imagem: aqui

4 comentários

  1. É bem dificl mesmo, chorei muito, mas com calma, persistência tudo se ajeita! Bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Gabi. Nada melhor do que calma e paciência para amamentar!

      Abraços.

      Excluir
  2. Nossa como eu sofri pra amamentar meu filho, foi uma sensação que me deixou traumatizada pq deu ferida, cortou e toda vez que ele ia mamar Eu chorava, com os meses aliviou um pouco mas não tive preparo pq era muito nova e não sabia de muita coisa... fico admirada com as mulheres que se adaptam rápido e amamentam com facilidade... acho lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacke! Ficamos decepcionadas quando percebemos que a amamentação no início não é aquela coisa linda. É necessário muita força de vontade para superar as dificuldades iniciais.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir

Topo