Sono do bebê não é mais o mesmo: crise entre 3 e 4 meses - Sonhada Maternidade

Sono do bebê não é mais o mesmo: crise entre 3 e 4 meses

Olá a todas mamãe ( e também gestantes e tentantes)!

Andei um pouco sumida. A rotina em casa está pedreira: filho sempre resfriado (de quinze em quinze dias) e bebezinha me sugando ao máximo! Mas a força cresce nesses momentos. As noites em claro e as preocupações fortalecem as mães. É como disse o filósofo alemão Nietzsche: "o que não me mata, só me fortalece". E é assim que me sinto, FORTE!

Foram duas semanas bem punk. Nesse meio tempo percebi que o sono da filhota alterou. Ainda dorme bastante durante a noite (como já descrevi no post Como fazer o bebê dormir a noite inteira? Infelizmente não há receita), mas durante o dia começou a dar espaços maiores entre as sonecas e as mesmas estão ficando curtas. Os intervalos de sonecas eram de 1 hora, 1 hora e meia. Agora já está chegando a 2, podendo ultrapassar. As sonecas estão durando no máximo 30 minutos. Isso significa que o tempo para fazer algo antes que ela acorde se tornou precioso. Tenho que correr.

Estou vendo a história do meu primeiro filho se repetir sobre a dificuldade de pegar no sono.

Por que isso acontece? Lendo bastante sobre o assunto, vi as diversas mudanças que ocorrem com o bebê após os 3 meses de idade. Entre 3 e 4 meses ocorre um dos saltos de desenvolvimento e um dos de crescimento (falarei desses saltos em um post posterior). Então é um período complicado. E é claro que tudo isso afeta o sono.

O bebê fica mais agitado com as habilidades que estão se desenvolvendo e a necessidade de mais alimentação para o crescimento acabam por desestabilizar o momento importante do dormir. Ele passa a acordar mais durante a noite, pedindo atenção ou alimentação. Começa a ter dificuldades para pegar no sono sozinho (se já o fazia) necessitando de algo que o acalme. E diminui os tempos de sonecas durante o dia. Isso tudo pode deixar a mãe descabelada, afinal é o momento em que seu bebê descansa que você também aproveita para fazer o mesmo. Então, essas fases de desenvolvimento tornam-se angustiantes e estressantes.

O mais importante a saber é que essas fases, como todas as outras, passam. O problema é como lidar com essas fases pois dependendo de sua atitude, você pode deixar que maus hábitos sejam adquiridos (por assim dizer) e isso atrapalhar de vez o sono do seu filhote.

Que maus hábitos seriam esses? Por exemplo, ninar o bebê para dormir, dar o peito na esperança dele dormir, entre outros. Isso pode deixar você se tornar escrava desses hábitos. E, por experiência própria, é difícil tirar esses hábitos dos nossos filhos.

No momento, minha filhinha que pegava no sono sozinha, estando deitadinha em seu berço, agora, passada essa fase, precisa segurar minha mão para dormir. Vai ser difícil tirar esse hábito, mas é mais difícil ainda você querer dormir de madrugada e seu filho não dormir de jeito nenhum. Acabamos nos sucumbindo as mais diversas artimanhas para colocá-lo para dormir e podermos dormir também.

O mais importante é você saber que o bebê passa por várias mudanças em seu primeiro ano de vida, e que a forma como você irá lidar com esses mudanças será importante para o desenvolvimento de bons hábitos.

Até o próximo post!

sonhadamaternidade.blogspot.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo