Desfralde noturno: minha experiência - Sonhada Maternidade

Desfralde noturno: minha experiência

Nossos bebês nascem dependendo totalmente da gente. A medida que crescem, esse dependência vai diminuindo e precisamos ajudá-los a enfrentar o mundo por eles mesmo. Uma tarefa complicada em busca dessa dependência é o desfralde. É uma independência boa tanto para a mamãe como para o filho.

Para mamãe é o fim das trocas de fraldas e os gastos com a compra das mesmas. Para o filhote é, principalmente, ficar livre daquele pacote entre as pernas que muitas vezes atrapalha em muitas das atividades de seu dia-a-dia. Sem contar o incômodo de quando estão sujas. Além disso, mostra à criança que ela tem poder sobre seu corpo e que ele pode controlar quando e onde fazer suas necessidades. Não é incrível.

O desfralde é realmente um marco importante na primeira infância. Mas "tirar" a fralda de um bebê não é tarefa fácil, principalmente à noite.

Semana passada, na sala de espera da pediatra, uma mãe que estava com seu filho de pouco mais de 4 anos, disse que ainda não tinha conseguido retirar a fralda do filho à noite. Outra mãe que estava lá presente se assustou, assim como eu. Uma criança completamente saudável com mais de 4 anos ainda usando fralda?

Muitas vezes é nosso comodismo. Eu mesma demorei um pouco mais para retirar de vez a fralda da noite (3 anos). Só de pensar em cama molhada e levantar (talvez várias vezes) à noite para tentar fazer meu pequeno fazer xixi no banheiro já me dava preguiça. Na realidade, no final ele já nem molhava a fralda durante a noite, e quando o fazia era por comodidade de continuar na cama.

Há mães que aconselham tirar de uma só vez, juntamente com a fralda do dia, e correr todos os riscos, usando, por exemplo, lençóis impermeáveis. Não sou tão radical assim.

Então, qual foi meu pulo do gato?

Conversando com a mãe que encontrei no consultório da pediatra, ela me perguntou o que fiz para retirar a fralda da noite de meu filhote. Eu disse como: "Aproveitei um momento de doença dele". Isto mesmo: uma gripe me ajudou nessa tarefa.

Como meu filho já quase não fazia xixi durante a noite na fralda, não foi difícil. Durante o período que ele estava gripado, ele acordava muito durante a noite, ora gemendo por algum incômodo, ora por febre. Nesses momentos, eu chegava perto dele e perguntava se ele queria fazer xixi, se estava apertado. Quando queria ir, eu explicava para ele que durante a noite, quando ele estivesse com vontade de fazer xixi, era só chamar a mamãe que ela iria com ele, que ele já era rapazinho e não podia fazer xixi na cama.

Tudo isso foi muito bem aceito por ele, que dorme na maioria das noites a noite inteira sem precisar ir ao banheiro.

É claro que escapadas ocorrem (até hoje, com quase um ano de fraldas) foram apenas três. Mas sempre estou preparada para conversar com ele caso alguma escapada ocorra.

Bom, essa foi minha experiência. E como foi a sua? Conte-nos um pouco nos comentários.

Abraços.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br





2 comentários

  1. Aqui está difícil ainda. Estamos com dificuldades proque houve regressão. Agora é preciso mais paciência.

    Obrigada pelas dicas.

    Beijos.

    Blog Jovens Mães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil quando regride. Com o nascimento da minha pequena houve mais escapes, mas normalizou. Realmente temos que ter paciência!

      Abraços

      Excluir

Topo