Minha menstruação está atrasa! Será que estou grávida? - Sonhada Maternidade

Minha menstruação está atrasa! Será que estou grávida?

Olá minhas queridas!

Fim da semana chegando e trago mais um post voltado para as tentantes.

Como eu disse no post passado (Você quer engravidar? Conheça seu ciclo), quando estamos mais novas ou não temos intenção de engravidar, não temos muita consciência do funcionamento de nosso ciclo menstrual. Se a menstruação está descendo todo mês, está tudo OK. Se atrasa, ou você pensa que está atrasada, vem um pequeno desespero se você não está planejando uma gravidez. E quando ela desce você pensa: "Ufa! Não quero passar mais por esse sufoco".

Agora, quando se quer engravidar, cada vez que a menstruação dá as caras é uma decepção, seguidas de vários pensamentos negativos, como: será que não vou conseguir nunca engravidar?

É claro que nem todo o atraso menstrual significa uma gestação em andamento. Vários fatores podem influenciar, tanto psicológicos como biológicos. Então, antes de correr para fazer o teste de farmácia (veja também 4 perguntas a se fazer antes de realizar o teste de farmácia) com apenas um dia de atraso (segundo seus cálculos, não se esqueça), reflita sobre seu ciclo, e considere as seguintes situações:

1) Estresse: se você passou por momentos estressantes, considere isso como um bom motivo para seu atraso menstrual. Situações estressantes podem causar ovulação tardia ou mesmo um ciclo anovulatório. Então, se você perdeu um emprego, teve momentos de discussões com seu companheiro, mãe, ou está super ansiosa para engravidar, pode ter certeza que isso tudo pode influenciar seu ciclo e fazer sua menstruação atrasar.

2) Infecções muitos fortes: já aconteceu de alguma vez você ter uma gripe muito forte e naquele mês sua menstruação atrasar? Comigo sim. Na realidade, eu tive um ciclo anovulatório quando tive essa gripe fortíssima, e não menstruei. Então, considere essa situação em caso de atraso menstrual.

3) Mudanças repentinas de peso: emagrecer ou engordar demais em um período curto de tempo pode alterar os níveis de estrogênio e interferir na ovulação. Cuidado com dietas malucas e com as vontades de comer mais do que deve.

4) Excesso de exercícios físicos: De repente você descobre que quer emagrecer e dispara a malhar, e vira uma "atleta profissional" com treinos próximos a de pessoas que praticam esportes profissionalmente (nadadores profissionais, maratonistas, ginastas, entre outros). O problema é que você percebe que sua menstruação começa a atrasar ou deixa de vir em alguns meses. A atividade física nesses níveis gera um gasto calórico elevado, diminuindo a taxa de gordura e gerando estresse. Então, se você está partindo para treinar profissionalmente, pode ter casos de ciclo anovulatório e falta de menstruação.


Não tratei neste post de casos de problemas hormonais que causam atraso ou falta de menstruação, como problemas na tireoide ou Síndrome dos Ovários Policísticos, pois só são detectáveis após consultas médicas. Somente relatei casos simples e fáceis de você mesma identificar.

Se você acha que os constantes atrasos em sua menstruação e a dificuldade de engravidar pode ser por causa de problemas hormonais, procure um médico.

Por hoje é só. Aguardo vocês no próximo post!

Um abraço!




2 comentários

  1. Muuito legal, nem sempre precisa ser aquele desespero né, rsrs! Adorei!
    bjinhoss!

    ♡ http://www.mundodeumacolorida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não precisa desesperar. Tudo depende da análise dos sinais que seu corpo dá.
      Abraços

      Excluir

Topo