Seu bebê dorme a noite inteira e o meu não! Por quê? - Sonhada Maternidade

Seu bebê dorme a noite inteira e o meu não! Por quê?

Olá mamães, gestantes (e tentantes)!

Resolvi escrever mais um post falando sobre o sono do bebê. Sei muito bem o que é acordar de hora em hora para amamentar e ficar como um zumbi no dia seguinte. Meu filho mais velho mamou até os 2 anos, e até essa idade me acordava de madrugada para mamar (muitas das vezes por costume, pois ele pegava no sono no meu peito).

Como tratei no post Como fazer bebê dormir a noite inteira? Infelizmente não há receita, minha bebê, aos 2 meses, dormia intervalos um pouco maiores, entre 4 e 5 horas. Isso para um bebê que está no peito exclusivamente, é muito. Agora, aos 4 meses, o sono dela alterou (veja Sono do bebê não é mais o mesmo: crise entre 3 e 4 meses), mas ainda mantém esses intervalos, ou próximos.

Pense na seguinte situação: você com seu bebê lindo de 3 meses, cheia de olheiras de tanto acordar durante a noite, chega à recepção do pediatra e escuta uma mãe dizer que o filho dela, da mesma idade do seu, dorme das 22:00h até 6:00h da manhã direto!!! Você pensa: meu Deus! Como isso é possível? Será que só meu bebê não dorme?

Conversando mais com aquela mãe, você descobre que ela não conseguiu amamentar e que o filho dela é alimentado com fórmula. Aí está a questão: a fórmula sustenta mais os bebês que, por isso, não acordam tanto durante a noite. A primeira pediatra que levei meu filho disse uma vez que o leite materno é como uma salada, leve no estômago do bebê; e que a fórmula é como uma feijoada, pesada que dará sono.

Até por volta dos 4 meses de idade, o bebê acorda em um intervalo aproximado de 3 em 3 horas (principalmente aqueles amamentados exclusivamente no peito) pois precisam de muita energia, estando em fase de crescimento. Como o estômago deles é pequeno e o leite materno muito leve em comparação às fórmulas, eles sentem fome mais rapidamente. 

Para poder dormir mais, já escutei e li em vários fóruns mamães relatarem que amamentam seus filhos durante o dia e somente à noite dão fórmula para eles dormirem mais. Ainda sou a favor de manter ao máximo meus filhotes no peito para que possam usufruir de todos os benefícios do leite materno. Respeito quem utiliza a fórmula à noite, afinal cada pessoa sabe o tanto que pode aguentar no dia seguinte após uma noite de sono picado.

É claro que estou desconsiderando o fato de cada bebê ser único, e que uns são mais calmos e propícios a dormir mais do que outros. Estou apenas tratando da relação da alimentação com o sono, principalmente nos 3, 4 primeiros meses de vida.

Cuide de seu bebê com carinho, não se preocupe com o quanto ele dorme e sim com a qualidade do seu sono.

Lembre-se que, na maioria dos casos, o sono dos nossos filhotes tendem a regularizar por volta dos 6, 7 meses. E pode ter certeza que esse tempo passa rapidinho. Então aproveite bastante seu filhote e deixe para lá as comparações.

E como seu bebê dorme? Conte um pouco nos comentários! Adoro ler outras experiências.

Abraços a todas e até o próximo post.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br
Fonte imagem: Pinterest



4 comentários

  1. Aqui tem dias que ainda acordamos de madrugada para mamar, mas é mamadeira. Estou tentando tirar. Mas é um pouco difícil.
    Tem dias que ela dorme a noite toda, aí é tão maravilhoso. Parece que dormi uma semana toda. rsrs

    Porque cansa tanto acordar de madrugada, levantar, fazer a mamadeira, voltar, lavar... Mas sei que uma hora eles param.

    Gostei muito do post e dos links indicados.

    Beijos.

    Jovens Mães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Realmente quando dormimos a noite inteira é maravilhoso. Seu caso ainda é mais difícil pois tem que fazer mamadeira. Meu filho acordou até os dois anos mas ele mamava no peito, então o trabalho é menor.

      Seu pequena é linda, vi mais sobre ela no se blog. Parabéns pela princesa.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi conheci seu blog hj, estou te seguindo.... bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Topo