Febre e pintinhas vermelhas: Roséola infantil - Sonhada Maternidade

Febre e pintinhas vermelhas: Roséola infantil

Olá a todas!

Há, mais ou menos, 15 dias atrás minha pequena me surpreendeu com febre durante dois dias sem estar resfriada. Depois desses dois dias a pele dela encheu de pintinhas vermelhas, como se fosse uma alergia. Levei ao pediatra e o diagnóstico: Roséola infantil!


O que é roséola infantil?


Conhecida também como exantema súbito, a roséola infantil é uma virose que é muito comum na infância, principalmente no primeiro ano de vida, pode acontecer até 1 ano e meio de idade.

Na maioria dos casos é causada pelo vírus  herpesvírus humano 6 (HHV-6), que pertence à família do herpes. 

Por ser causada por vírus, sua transmissão se dá por contato com uma pessoa já infectada, através de espirro, tosse, troca de secreções.

Não é uma doença grave. Quando sintomática, inicia-se com febre alta, por dois ou três dias, seguidas de manchas vermelhas pela pele (exantema). Do mesmo jeito que ela se inicia, ela acaba, de repente. A roséola infantil se cura sozinha, sem a necessidade de medicação, em até uma semana.


manchas pelo corpo
 Fonte imagem: http://manualdonene.com.br/


Como crianças, principalmente as que vão para berçário, levam muitos objetos à boca e outras crianças do mesmo ambiente podem também colocar esses mesmos objetos, esse ambiente torna-se propício para propagação da doença.

Mas na maioria dos casos não é possível identificar quem passou a doença para seu bebê, pois há crianças que tem a roséola e ela pode ser assintomática.

Sintomas da roséola infantil

Os principais sintomas são:

1) Febre alta, em torno de 40º, por dois ou três dias;

2) Após esse período de febre, surgem manchinhas vermelhas pela pela (como uma alergia). Essas manchas começam no tronco da criança espalhando-se para os membros e cabeça.

Alguns outros sintomas podem estar relacionados à febre alta, mais do que a roséola propriamente dita, como a falta de apetite e irritação.

Como saber se seu filho está com roséoa infantil?


Somente o pediatra pode dar o diagnóstico. Normalmente, quando se leva ao pediatra, a doença já está na fase das manchinhas e não há tratamento com medicamentos.

imagem pixabayO médico confirmará se é mesmo a roséola e indicará repouso, muita hidratação, e analgésicos no caso de ainda o bebê estiver na fase de febre.

Não se esqueça nunca de procurar um pediatra para o diagnóstico e confirmação de qualquer doença.






Seu bebê já teve roséola infantil? Como foi sua experiência? Divida aqui com outras mães! Deixe seu comentário!

Abraços a todas!

Um comentário

  1. Há uma nova vacina chamada (Dulsa Herb & Ginarlick) que cura tanto o HERPES (HSV 1 e 2) como o HIV / AIDS, embora ainda não tenha sido divulgado, e sou testemunho vivo disso.

    Esta vacina foi testada pela Drug Enforcement Agency (D.L.E.A).
    Esta vacina é 100% ativa, e foi testada e confirmada como verdadeira.

    Se você estiver interessado, acesse o site abaixo;
    https://vikraftsambo.wixsite.com/vikraftsamboherbs

    ou enviar um e-mail;
    E-mail: vikraft.sambo@gmail.com,

    CUIDADO DE SCAMMERS

    ResponderExcluir

Topo