Introdução alimentar: 6 meses de idade - Sonhada Maternidade

Introdução alimentar: 6 meses de idade

Olá mamães!

Chegou o momento de introduzir alimentos sólidos.

Até os 6 meses de vida dos nossos bebês é tudo tão tranquilo (e lindo)! Saciamos sua fome e sede apenas como nosso leite (ou leite artificial e água). Basta colocar nosso filho no peito ou oferecer-lhe mamadeira e pronto!

Mas chega o momento em que o organismo do bebê pede mais e o leite deixa de ser suficiente para suprir as necessidades nutricionais desse ser em franco desenvolvimento.

Então, aos 6 meses, se inicia a introdução de novos alimentos. Primeiro com as frutas (in natura ou como sucos) e, depois, os alimentos salgados.

Como oferecer fruta ao bebê?


A introdução alimentar costuma ser mais fácil para uns e mais difícil para outros. Iniciar a introdução pelas frutas é o primeiro passo, pois por terem doce natural, são bem aceitas para pelo bebê. Além disso, são de fácil digestão, já que o estômago do bebê ainda está se acostumando a alimentos diferentes do leite.

Para as papinhas de frutas, as mais utilizadas na introdução alimentar são o mamão, banana e a maçã (esta por último, por ser mais adstringente).

Já o suco, o de laranja-lima é o mais indicado. Além de ser rica em vitamina C, a laranja-lima é doce e suave e a menos ácida de todas as laranjas. O suco deve ser oferecido, de preferência, em um copinho, em quantidades pequenas (entre 30ml e 50ml).

O importante é não colocar açúcar ou mel (este último deve ser consumido apenas após um ano de idade) pois a criança já deve ir se acostumando ao sabor natural da fruta. Além disso, o açúcar em excesso pode acarretar problemas de saúde.

www.sonhadamternidade.com.br


E os alimentos salgados?


Entre 7 e 15 dias após a introdução das frutas é o momento de oferecer os alimentos salgados. Na realidade, apesar de serem chamados salgados, eles não devem conter sal nesse primeiro momento. Deve ser utilizados temperos naturais, como cebola, alho, salsinha, cebolinha para dar sabor aos alimentos. Além disso, um fio de azeite de oliva é recomendável.

As papinhas salgadas são feitas, nesse primeiro momento da introdução alimentar, com legumes, tubérculos e leguminosas, de preferência tendo um exemplar de cada. A carne deve ser cozida junto com os legumes e retiradas (isso inicialmente) quando for amassar a papa. Como o bebê não tem dentes ainda, "mastigar" a carne é algo difícil. Ao poucos, com 7, 8 meses, pedaços bem pequenos e cozidos podem ser ingeridos.

Todos os ingredientes da papinha devem ser amassados com um garfo ou passados por uma peneira (isso é muito difícil) para facilitar a alimentação.

É aconselhável não utilizar liquidificador ou mixer para triturar os alimentos pois esse processo diminui os nutrientes dos alimentos.

www.sonhadamaternidade.com.br


Concluindo


A introdução alimentar é importante para o desenvolvimento da criança e na nova fase nutricional que ela está entrando.

Esse período de papinha é cansativo pois temos que fazer comida diferenciada e separada do restante da família. Mas esse momento é importante para que nossos filhos conheçam e reconheça diversos sabores e tenham hábitos alimentares saudáveis que permanecerão por toda infância e, de preferência, pela vida.

E você? Como está indo com a introdução alimentar? Conte um pouco de sua experiência para todas as mamães que leem o blog.

Um abraço!

Outros posts que podem te interessar:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo