O primeiro resfriado do bebê: minha experiência - Sonhada Maternidade

O primeiro resfriado do bebê: minha experiência

Olá amigas!

Por mais que a gente não queira, torça, faça orações, esse dia inevitavelmente irá chegar. Mas que dia tão temível é esse do qual estou falando? O dia que você descobre que seu bebê está resfriado. Eu sei que você, assim como eu, fez de tudo para isso não acontecer: não deixou tios, avós, vizinhos, periquitos, papagaios, ou quem mais estivesse resfriado chegar perto do seu filhote. Esteve sempre se olho nas mudanças de clima. Deixou sempre à mão o álcool em gel para as visitas utilizarem. Mas lamento, amiga, lhe informar que esse momento vai chegar.

Talvez um pouco antes para bebê que se alimentam de fórmula, talvez um pouco mais tarde para bebês que mamam exclusivamente no peito (já que recebem anticorpos da mãe). Mas não se iludam, um dia os resfriado vai "pegar" nossos filhotes.

Meus dois filhos foram amamentados exclusivamente no peito e tenho duas experiências. Meu primogênito teve seu primeiro resfriado após a introdução de alimentos, mesmo assim, só com 7 meses. Foi uma luta. Ele queria só ficar no peito, mas não conseguia mamar (então chorava) por conta do nariz entupido, e, lógico, não sabendo respirar pela boca, deixava-o nervoso. Além disse, um ou dois dias de febre baixa. Foram 15 dias de luta contra esse nariz e noites mal dormidas. Mas graças a Deus não houve evolução para tosse ou alguma inflamação (garganta, ouvido...) ficou só nos incômodos para o pequenino.

Estou passando por esse momento agora com minha filhota, com quase 6 meses. Nariz entupido, noites mal dormidas, um dia de febre baixa. Desta vez, o resfriado veio antes do meu mais velho, mesmo amamentando. Mas como controlar meu mais velho que pegou um resfriado e só quer pegar, abraçar, beijar a irmã mais nova? Muito complicado. Ainda bem que está tudo muito tranquilo, sem tosse ou inflamações. Estou usando bastante soro fisiológico nas narinas e nada de inflamações.

O que fazer quando o resfriado bater em sua porta?


O importante é não desesperar. Com certeza o pediatra de seu filho avaliará as condições e, estando tudo sem maiores complicações, indicará o uso de soro fisiológico para lavar as narinas. Aliás todos os médicos só recomendam o uso do soro em resfriados, dificilmente indicando outras medicações para aliviar o entupimento das narinas (veja meu post Nada além do que soro fisiológico). Em caso de febre, indicam algum antitérmico, normalmente algum que você já deve utilizar para as vacinas.

Procure o pediatra se seu filhote começar a ter tosse ou algum outro sintoma de inflamação de ouvido ou garganta. Ele avaliará seu bebê para indicar tratamentos apropriados para cada caso. Febre alta por mais de 3 dias pode ser sinal de alguma infecção, e nesse caso o médico deve avaliar seu filho.

Pode ter certeza que sua primeira experiência com resfriado de seu filho te deixará calejada para os próximos tantos que irão ocorrer na infância (e olha que nem mencionei como é quando começam a ir para escola!) pois é difícil correr deles. Somos mães fortes e sempre estaremos ao lado de nossos filhos ajudando a passar por esses "pequenos" desconfortos.

Força todas as companheiras que estejam passando por isso nesse momento!

Abraços e até o próximo post.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br
Fonte imagem: http://mundolullaby.blogspot.com.br/


6 comentários

  1. A quanto amor, eu ainda não tenho filho mas você já me deu milhões de dicas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do post e das dicas realmente sempre as primeiras doenças sao chatas, ótimo saber como si dar,
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doenças são realmente um incômodo para nossos babies!
      Volte sempre!
      Abraços

      Excluir
  3. Ai...vc esclareceu muitas questões. Estou louca pra engravidar, e estou numa fase que preciso ler tudo sobre a maternidade. Vc aborda os assuntos de maneira bem didática pras mamães de primeira viagem. PARABÉNS!! Beijinhos.
    www.cialbuquerque.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia, que bom que você está querendo engravidar! É uma fase muito boa da vida de uma mulher. Tenho muitas dicas no blog. Fique à vontade e seja bem-vinda.
      Abraços

      Excluir

Topo