É normal esperar tanto para engravidar? - Sonhada Maternidade

É normal esperar tanto para engravidar?

Olá tentantes!

Sabe aquele momento em que você decide ser mãe e que pensa que logo logo (no primeiro mês de tentativa, para ser mais exata) conseguiremos engravidar. O tempo passa e você descobre que as coisas não funcionam com planejamos.

Planejamos, sim. Quando você planeja, na grande maioria das vezes, você se sente madura para essa nova fase da vida. Já está estabilizada financeiramente e está em uma relação estável com seu companheiro.

E o tempo passa... E nada de engravidar.



dificuldades para engravidarVocê vê aquelas mulheres que, no susto, sem querer, engravidam. Então lembra de quando você era adolescente e morrida de medo de engravidar. Pensava que era fácil. Nesse momento você descobre que não é tão simples assim.

Descobre, pelos médicos, que é normal esperar até um ano para que a gravidez ocorra naturalmente. E pensa "Um ano! Como esperar isso tudo!" E vem ansiedade. Todo mês aquela angustia e espera para a menstruação não vir.



É normal esperar tanto para engravidar?


Isso é relativo. O que é tanto tempo para você? Se você já passou dos 30 anos (como foi meu caso), 1 ano de espera é tempo demais (na minha opinião) já que ficamos muito ansiosas. 

Mas se você não se preocupa com o tempo, for descolada, 1 ano passa rápido e você nem sente.

De acordo com o site Pais & Filhos, 85% das mulheres conseguem engravidar no primeiro ano de tentativas. Além disso, entre 26 e 30 anos a chances de engravidar em um ciclo é de 18%, caindo para a metade após 36 anos, e progressivamente diminuindo após os 40.

Somente após 1 ano de tentativas você deve começar a investigar as possíveis dificuldades para engravidar. Para mulheres após 35 anos, esse tempo cai para 6 meses, já que a fertilidade diminui muito a partir dessa idade.

Então...

O essencial é controlar a ansiedade e tentar (sei como é difícil) não pensar tanto no porquê de não estar conseguindo engravidar. Tudo ocorre a seu tempo e saiba que esperar até um ano é normal.

Então, relaxe e namore bastante.

Abraços a todas.



Talvez você queira ler também É VERDADE QUE OS ÓVULOS ENVELHECEM COM A IDADE DA MULHER?



gravidez






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo