Como escolher um médico na caminhada de tentante e gestante - Sonhada Maternidade

Como escolher um médico na caminhada de tentante e gestante

Quando você decide que é hora de engravidar, primeira coisa que passa a sua cabeça é ir ao médico ginecologista/obstetra para realizar exames e ver se está tudo OK e que seu corpo está pronto para gerar um filho. Tudo é lindo!

Muitas mulheres têm médicos de confiança que já as acompanham há anos e as conhecem muito bem. Outras, como eu, vive trocando de médico, muitas vezes por não me adaptar ao trabalho de um ou de outro, por não encontrar empatia e/ou acolhimento necessário em um profissional que trata de questões muito íntimas.

Sim, esse médico tem que ter amor ao que faz. Não fazer exames por fazer, acompanhar por acompanhar e realizar parto apenas pela questão financeira. É preciso carinho e compreensão pela paciente que, muitas vezes, está frágil por questões hormonais, triste pela dificuldade de engravidar ou simplesmente exuberante pela vida que carrega no ventre.

Já passei por alguns GOs (ginecologistas/obstetras). A maioria depois da minha primeira gestação que terminou em aborto espontâneo (veja relato AQUI). Naquela época, quando engravidei de cara, fui a um GO por indicação de uma colega de trabalho. Ela falava muito bem dele e resolvi me consultar para testar. Ela era receptivo, educado, mas acho que fiquei com raiva dele quando ele não quis investigar os motivos do meu aborto. Não pediu nenhum exame hormonal e apenas disse que era uma pena e que aquilo poderia acontecer com qualquer mulher. Nunca mais apareci no seu consultório.

Depois de dois meses do AE, voltei às tentativas. Mês após mês e nada. Sentia que meu corpo não estava legal e que eu precisava realizar exames. Minha menstruação só vinha uma borra preta e estava totalmente irregular. Foi aí que resolvi ir em uma médica muito procurada pelas colegas de trabalho. Já tinha quase um ano do AE e eu precisava de respostas. E tive. Ela secamente me disse que era normal e que eu tinha até dois anos para conseguir engravidar para só então investigar infertilidade.

O quê? Dois anos? Cansei. Resolvi procurar uma especialista em fertilidade. A Dr. Yara, muito gente fina, pediu todos os exames para a investigação: espermograma, exames hormonais, histerossalpingografia (veja mais sobre esse exame AQUI) . Durante essa saga, minha menstruação se regularizou, os exames deram normais e três meses depois engravidei. Aí veio a nova luta: procurar outro médica já que ela não fazia pré-natal.

Procurei na internet e vi a indicação de uma médica. Muito boazinha e me acompanhou até o 7º mês de gestação deixando-me por causa de uma doença. Tive uma indicação mas é difícil trocar de médico nessa altura da gestação. A médica indicada parece que não gostou de receber uma paciente aquela altura da gestação e não foi muito receptiva, mas resolvi ir até o fim com ela pois não ia ficar procurando outro e, além disso, faria meu parto com plantonista.

Quase três anos se passaram e eu não procurei nenhum GO (nem para o preventivo, que feio). Foi quando resolvi engravidar novamente. Resolvi que só iria procurar um médico quando já estivesse grávida e assim foi. Fui tomando ácido fólico e treinando. Com três meses de tentativa veio o positivo. Fui novamente para internet procurar um médico que atendesse pelo plano e que tivesse boas recomendações. Até que encontrei. Fui meio temerosa mas gostei dele. Muito amável, compreensivo e paciente. Entendia minhas preocupações e respondia todas minhas dúvidas.

Sempre tive receio com médicos homens mas ele me passou segurança. Tanto que pretendo voltar para consultas de rotinas.

Encontrar um bom profissional GO é difícil mas não impossível. Tem que vasculhar bastante até encontrar um que compreenda a mulher em momentos tão especiais como de tentante e gestante.

E você? Tem alguma experiência com GO que queira nos contar? Deixe seu comentário.

Abraços.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo