Bebês até 6 meses não precisam tomar água - Sonhada Maternidade

Bebês até 6 meses não precisam tomar água

Olá a todas!

Aviso às futura e recentes mamães que você irão escutar muito de mulheres mais velhas sobre seus bebês recém-nascidos: "você não vai dar água para o seu filho"? 

Eu ouvi muito essa fala da minha mãe que, lá na década de 80, já saiu da maternidade com indicação de água e chá de "tantas em tantas horas". 

Muita coisa mudou de lá para cá e, de poucos anos para cá, os médicos pediatras deixam claro que a criança até seis meses, com amamentação exclusiva, não precisa tomar água.

O leite materno é uma fonte completa de alimento. Além disso, apresenta uma quantidade de líquido necessária para suprir as necessidades do bebê, impedindo, mesmo, uma desidratação. Não é à toa que se diz que o leite materno é um alimento completo.

Na realidade, dar água para um bebê com amamentação exclusiva pode prejudicar o ganho de peso e o crescimento. Como a água não possui calorias, ela pode encher o pequeno estômago do pequeno e, com isso, ele insere uma quantidade menor de leite do que o necessário. 


mãe amamentando



Pode haver, em algum momento, indicação de água?


Como já disse, na amamentação exclusiva não há necessidade de água. Mesmo nos casos de bebê que tomam fórmulas infantis, não é recomendo dar água. Em ambos os casos, o leite já possui a quantidade de água suficiente para suprir as necessidades do bebê.

Então você me pergunta: moro em um local que faz muito calor, nesse caso posso dar um pouco de água? Não. Os pediatras aconselham, nesse caso a aumentar as mamadas hidratar o bebê. Se ocorrer desidratação, decorrente de febre, vômitos ou diarreias, aconselha-se a ministrar soro caseiro ou os soros para reidratação vendidos em farmácia.

Há casos de bebês que são alimentados com fórmulas infantis e que, por causa do uso desse tipo de leite em pó, têm prisão de ventre e/ou ressecamento intestinal. O pediatra avaliará a necessidade de se incluir a água na rotina alimentar da criança. Nesse caso, a água oferecida ao bebê terá como função maior diluição da fórmula no intestino, melhorando o funcionamento intestinal.

Quando a água entra na rotina da criança?



copo com água



A criança que esteve em amamentação exclusiva, seja materna ou com a utilização de fórmula, só começa a tomar água quando se inicia a alimentação sólida salgada, a partir dos 6 meses de idade. Isso porque sua dieta passa a ter mais sal e proteína e a água ajuda os rins a eliminar o excesso dessas substâncias.

Acontece de, em alguns casos, a alimentação salgada ser introduzida aos 4 ou 5 meses (não aconselhável). Nesses casos, a água também entra na rotina do bebê juntamente com a nova alimentação.

A partir de 1 ano de idade, a quantidade de água ingerida aumenta a cada ano, até chegar chegar aos famosos 2 litros por dia (dependendo do físico da criança), por volta dos 8/9 anos de idade.


Então, nada de desespero seu leite e as fórmulas infantis garantem a hidratação de seu bebê.

E você? Sabia que bebês não tomavam água?

Conte sua experiência! Compartilhe com outras mamães e gestantes!

Abraços a todas!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo