A importância do ácido fólico para as gestantes - Sonhada Maternidade

A importância do ácido fólico para as gestantes

Olá a todas!

Quando se decide engravidar, uma série de atitudes você deve tomar para tentar iniciar uma gestação saudável. É a alimentação, o corpo, a mente... Dentre essas atitudes, temos o uso do ácido fólico, que, de preferência, deve ter seu uso iniciado antes mesmo de começar a tentar engravidar.

O que é ácido fólico?


O ácido fólico é uma vitamina do complexo B (vitamina B9) que possui grande importância para a nossa saúde, uma vez que ajuda a prevenir certos tipos de anemias, ajuda a manter a saúde do cérebro (prevenindo depressão e reduzindo risco de Alzheimer), prevenir doenças cardíacas e câncer de cólon, além de ajudar a controlar a evolução do vitiligo.

O ácido fólico é muito conhecido das gestantes pois é a primeira vitamina que é indicada quando se começa as tentativas de engravidar. Essa vitamina é  muito importante na prevenção da má formação do tubo neural do feto, ainda dentro do útero.


pílulas ácido fólico



Ácido fólico e sua importância para o feto



Como disse anteriormente, o ácido fólico ajuda a prevenir má formação do tubo neural do feto.

Essa má formação recebe o nome de espinha bífida, pois ela não se fecha durante a gestação podendo causar danos nervoso central do bebê, podendo evoluir para uma hidrocefalia. Além disso, podem surgir hérnias abdominais, má formação do intestino e do trato urinário, entre outros.


Quando a mulher que quer engravidar deve começar a tomar ácido fólico?


Quando se planeja uma gestação, o suplemento de ácido fólico deve começar a ser utilizado pelo menos 3 meses antes de engravidar, para que o corpo da mulher tenha reserva suficiente para a formação do feto.

Por que essa antecedência? Por que a formação do tubo neural nos seres humanos se completa até a 7ª semanas de gestação. 

No caso de mulheres que engravidam sem tomar o ácido fólico com antecedência, deve-se iniciar o uso assim que se descobre a gravidez, para tentar evitar qualquer risco.

O uso do ácido fólico é contínuo até, aproximadamente, 12 semanas de gestação, ou a critério do médico.



Alimentos ricos em ácido fólico

  • Fígado de vaca
  • Feijões de todos os tipo (incluindo ervilha e lentilha)
  • Espinafre
  • Vegetais de folhas verde escuras
  • Salsa
  • Brócolis
  • Laranja
  • Cogumelo cru
  • Manga 
  • Tomate
  • Gema de ovo

brócolis




Qual é a dosagem recomendada?


Seu ginecologista irá determinar a dosagem de ácido fólico que você deverá ingerir.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 0,4 miligramas por dia, podendo ser maior em casos de mulheres que já tiveram filhos com problemas no tubo neural.

Nas farmácias e drogarias, encontra-se com mais frequência as dosagens de 5 mg e 10 mg. Dosagens maiores ou menores (com prescrição médica) podem ser manipuladas.

O ácido fólico é encontrado em forma de comprimido e deve ser ingerido um único comprimido uma vez ao dia.



Abraços a todas e até o próximo post!!!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo