Placenta prévia na gravidez - Sonhada Maternidade

Placenta prévia na gravidez

Olá gestantes!

Talvez você esteja nesta situação: sua gravidez está seguindo bem, mas, por algum motivo, você tem um pequeno sangramento. Pode ser que ocorra sem motivo algum, ou após uma relação sexual. Ao realizar um ultrassom, você descobre que sua placenta está baixa, ou está prévia.

O que é placenta prévia?


A partir do momento que o óvulo se aloja na parede do útero, ele começa a se desenvolver, de um lado começa a formação do feto,  e do outro da placenta a qual fornecerá os nutrientes, troca de gases e remoção de resíduos.

Pode ocorrer de, na formação da placenta, ela se desenvolver na parte mais baixa do útero, ou, até mesmo no colo do útero, o que, nesse caso, dificultaria um parto normal. O normal é que a placenta se desenvolva mais ao alto do útero.

Geralmente se descobre que a placenta está baixa, ou prévia, ou quando se faz um ultrassom (no de translucência nucal já é possível detectar) ou quando se tem algum sangramento e se procura um médico para saber o que pode está ocorrendo. Em ambos os casos, o médico indicará abstinência sexual e, no caso de a placenta permanecer baixa até o fim da gestação, é indicado repouso, evitando-se esforços.


placenta previa

Fonte da imagem: http://gravidez.online/placenta-previa/


Você está com placenta prévia: e agora?


Em grande parte dos casos, a placenta "sobe" sozinha até a 20ª semana de gestação. Basta seguir as recomendações médicas para que não haja sangramentos ou que forcem demais seu corpo e útero. No meu caso, na segunda gestação, foi detectada placenta baixa no ultrassom da translucência nucal, e no ultrassom realizado com 17 semanas, a placenta já havia subido.

Mas, se mesmo passado esse período ele continuar baixa, seu médico passará orientações necessárias (repouso, abstinência sexual, entre outras) para que não haja sangramentos e riscos para seu bebê. Em último caso, pode ser necessária internação.

No caso de a placenta não subir e haja risco de parto pré-maturo, a mulher toma injeção de corticoide para amadurecimento dos pulmões do bebê.


Quem corre o risco de ter placenta prévia?


A placenta prévia ocorre com maior frequência:


1) Em mulheres que tiverem cesárea anterior (foi o meu caso, acredito).

2) Mulheres com a idade avançada e que já tenha passado por outras gestações

3) Mulheres que já tenha realizado alguma cirurgia no útero.

4) Já ter tido placenta prévia em gestações anteriores (predisposição)

5) Mulheres que estejam tendo gestação múltipla.

6) Ser a mulher fumante ou usuária de drogas.


E você? Já teve placenta prévia? Ela subiu sozinha ou você teve que realizar uma cesariana por ela ter continuado baixa. Compartilhe sua experiência com outras leitoras.

Deixe seu comentário

Abraços a todas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo