Ácido fólico ajuda a engravidar? - Sonhada Maternidade

Ácido fólico ajuda a engravidar?

Olá a todas!

No post anterior tratei um pouco da importância do ácido fólico para a gestação e saúde do feto (veja o post em A IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO FÓLICO PARA AS GESTANTES). Mas muitas dúvidas em relação a esse complemento vitamínico ao ainda existem. A principal que vejo em outros blogs e grupos de tentantes é: ácido fólico ajuda a engravidar?


É mito ou verdade que o ácido fólico ajudaria a engravidar


Serei direta em relação a essa resposta: é MITO!

O ácido fólico é um suplemento muito importante para a gestante. É aconselhável começar a ingerir essa vitamina pelo menos 3 meses antes de se começar as tentativas para engravidar. Esse prazo é importante pois se a mulher estiver com alguma deficiência dessa vitamina, esse tempo de uso ajudaria na reposição do ácido fólico.

A confusão sobre "achar" que o ácido fólico ajuda a engravidar se dá pelo fato de, muitas vezes, a mulher começar a utilizar essa vitamina e continuar tentando uma gravidez, isto é, não espera pelo menos o uso contínuo de 3 meses antes das tentativas. Assim, inicia o uso do ácido fólico, continua os treinos, engravidar e acredita ser por causa do uso do suplemento.



comprimido ácido fólico



Mesmo assim, ainda há muitas informações na internet (grupos e comunidades de tentantes) que dão conta de que o ácido fólico ajuda a engravidar. Mas não as leve em consideração.

O que pode ocorrer, na realidade, é que pelo fato de o ácido fólico fazer bem para a saúde de qualquer pessoa, seja homem ou mulher, se seus níveis estão adequados, as células estarão em "bom funcionamento", isso inclui as células sexuais, isto é, os óvulos e espermatozoides. Gametas saudáveis contribuem para a fertilidade. 

Mas, considere em primeiro lugar que essa vitamina é importante para a formação do tubo neural do bebê, evitando a má formação do mesmo.


Então, se você está pensando em engravidar, inicie o quanto antes o uso dessa importante vitamina. Ela faz bem tanto para a saúde da futura mamãe, quando, principalmente, para a do bebê.


 
E você? Iniciou o uso do ácido fólico com antecedência ou não? Como foi sua experiência? Compartilhe! Deixe seu comentário!

Abraços a todas e até o próximo post!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo