Gravidez molar - Sonhada Maternidade

Gravidez molar

Olá

Vou tratar um pouco de um tipo de início de gestação que não evolui: a gravidez molar.

"A gravidez molar, gravidez em mola ou mola hidatiforme, é uma condição rara onde durante a fecundação há um erro genético e o feto não recebe os pares de cromossomos vindos da mãe, somente do pai, fazendo com que o suposto bebê seja formado de um emaranhado de células, que formam várias vesículas no útero da mulher, semelhante a cachos de uvas." (http://www.tuasaude.com/gravidez-molar/)

Após a fasea lútea, a mulher começa a sentir os sintomas clássicos da gravidez, mas ao realizar o exame laboratorial, o médico pode desconfiar da existência de uma gravidez molar se o valor do exame do Beta HCG estiver muito alto para a possível idade gestacional do feto.

Assim, é solicitado à gestantes exames adicionais, como uma ultrassonografia pélvica e dosagem de HCG no sangue.

"Causas da gravidez molar

As causas da gravidez molar ainda não foram esclarecidas, mas se sabe que o erro pode ocorrer quando 2 espermatozoides fecundam o mesmo óvulo.

Tratamento para gravidez molar

Por volta das 6 ou 8 semanas de gestação deverá acontecer um aborto espontâneo, pois o desenvolvimento do embrião não é possível. Caso a gravidez molar tenha sido descoberta antes do aborto espontâneo é necessário provocar o aborto, senão, parte-se logo para a curetagem, para garantir que o útero fique devidamente limpo.
Algumas mulheres mesmo após a curetagem podem permanecer com células do embrião dentro do útero e estas podem vir a tornar-se num tumor maligno ou benigno, dependendo de cada caso. Caso ela seja diagnosticada com um tumor maligno o tratamento deverá ser realizado à base de quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia.
A mulher que teve gestação molar deve ser acompanhada durante 1 ano após o esvaziamento uterino, com dosagens seriadas do beta HCG quantitativo."

Referência Bibliográfica

ANDRADE JM. Mola hidatiforme e doença trofoblástica gestacional. Acesso em Abril. 2015.

gravidez molar

Veja o post 4 PERGUNTAS A SE FAZER ANTES DE REALIZAR O TESTE DE FARMÁCIA. Lá há informações que te ajudarão a saber mais sobre o melhor momento para se fazer o teste de farmácia.

Além desse, veja um pouco mais sobre ovulação tardia em OVULAÇÃO TARDIA: O QUE É ISSO?

Abraços a todas e até o próximo post!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo