Será gravidez ou TPM? Não se engane com os sintomas - Sonhada Maternidade

Será gravidez ou TPM? Não se engane com os sintomas

www.sonhadamaternidade.com.br


Olá Amigas!

Hoje vou tratar das expectativas das tentantes antes de receberem seus tão sonhados positivo, quando a menstruação está um dia atrasada (ou nem atrasou ainda) e vem logo a pergunta em sua mente: "Será que estou grávida"?

Quando a fase lútea está terminando, começam sintomas que podem indicar uma gestação ou apenas sua menstruação dando as caras. Você fica ansiosa, cheia de vontade correr para fazer o teste de farmácia, mas tenta se segurar (nem todas conseguem). E na cabeça aquele pensamento: "Acho que foi desta vez."

Veja um pouco mais sobre a importância de saber sobre a fase lútea AQUI.

Difícil saber se você conseguiu engravidar apenas considerando sintomas superficiais, isto porque, na maioria das vezes, sintomas de gravidez se confundem com os de TPM ou sintomas pré-menstruação e vice-versa. Então, todo cuidado é pouco na hora de analisar esses sintomas e correr para fazer o teste de farmácia.


Quais sintomas podem ocorrer tanto na TPM quanto na gravidez?

Fique de olho nos sintomas abaixo pois eles podem ocorrer quando a mulher está grávida ou quando sua menstruação está para chegar. 

1) Aumento ou aparecimento de espinhas

2) Cólicas (em maior ou menor grau de dor)

3) Dores nos seios ou seios doloridos

4) Dores nas pernas

5) Sono

6) Enjoo (mais raro em casos de TPM, mas podem ocorrer)


Às vezes leio relatos de mulheres com seios doloridos que acreditavam que estavam grávidas e a menstruação chegava logo em seguida. Quem conhece bem seu corpo não fica nesse dilema com os sintomas.

Na maioria das vezes, você sempre teve um determinado sintoma antes de menstruar (como dores nos seios) e nunca reparou. Se você utilizava anticoncepcional, fique sabendo que os sintomas de TPM são amenizados (ou mesmo extintos) com se usa essa medicação, e quando você interrompe o uso para engravidar, os sintomas voltam. Como normalmente se deixa de utilizar anticoncepcionais hormonais para engravidar, os sintomas que podem ser de TPM podem fazer uma confusão em sua cabeça.

É claro que muitas mulheres sentem mesmo sintomas que podem indicar uma gestação, mas em geral sintomas antes de atraso menstrual estão mais relacionados à menstruação chegando do que a uma gestação. Assim, muitos dos sintomas que você pensa que seja uma gravidez e que ocorrem antes do atraso podem ser simples reflexo do seu estado emocional ou psicológico.

Por isso, é sempre bom conhecer bem seu organismo. Perceba como são os sinais de TPM para que não fique na dúvida se é gravidez ou não.

Além disso, não se apegue a sintomas superficiais que possam te induzir ao erro. Conheça seu ciclo menstrual, saiba a duração de cada fase do ciclo, e não se engane facilmente.




E você? Já teve aquele sintoma em que pensou que estava grávida e não estava? Como foi? Compartilhe sua experiência.

Abraços!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo