Maternidades indicando fórmula infantil sem necessidade: como assim? - Sonhada Maternidade

Maternidades indicando fórmula infantil sem necessidade: como assim?

Imagem: Flickr – Creative CommonsI


Olá Mamães e futuras Mamães!

Vamos falar sério agora. A amamentação é de extrema importância para o bebê, principalmente nos primeiros dias de vida. Ela deve ser exclusiva até os 6 meses de idade e, como recomendação do Ministério da Saúde, prorrogada até os 2 anos de idade (se possível). Vocês já devem ter lido muito sobre os benefícios da amamentação, tanto para mãe e principalmente para o bebê.

Mas a questão que trago aqui é o fato de maternidades (particulares principalmente) estarem indicando fórmula infantil para recém-nascidos sem necessidade.

Sim, sem necessidade. Duas colegas minhas, mesmo com muito leite em seus seios, deixaram a maternidade com receita para compra de fórmula infantil. As duas tiveram seus filhos em duas maternidades particulares diferentes de Belo Horizonte. As justificativas dadas pelos médicos pediatras do plantão que deram alta para os bebês era que os mesmos eram "muito gulosos". Todos os bebês nascem com fome. E sentem fome. E você mãe vai achar que ele é mesmo guloso quando, de hora em hora, ele chorar de fome quero mamar. É normal, principalmente nos três primeiros dias, em que há o colostro e o leite mesmo ainda não desceu.

Minha primeira colega dispensou a indicação de cara, afinal uma enfermeira do PSE, amiga nossa, lhe disse que ela tinha muito leite (ela também sentia isso) e que não entendia a indicação do pediatra. Ela tem tanto leite que seu bebê, aos 6 meses, tinha suas medidas ideias, sem nunca colocar leite artificial na boca.

Já a segunda, seguiu o conselho do pediatra do plantão. Como mãe de primeira viagem pensou que não teria leite suficiente. Em conversa comigo e com o pediatra na primeira consulta de primeira semana de nascimento, viu que seu leite era suficiente.

Não sei se há algum acordo entre pediatras e as fabricantes de leite, pois indicar fórmula sem ter necessidade aparente parece estranho (minha opinião). Ou não pode ser nada disso, vai saber.

E quando saber se será necessário usar a fórmula infantil?


A necessidade de uso do fórmula infantil em bebês, tanto prematuros quanto a termos, será avaliada por meio das consultas mensais com o pediatra de seu filho. Serão observados o crescimento e o comprimento de bebê, tendo como referência os gráficos da OMS presentes na Caderneta da Criança. E se o crescimento for muito abaixo do que o esperado (considerando fatores genéticos), o pediatra poderá indicar um complemento.

O importante é saber que toda a mulher possui leite e que ele pode mesmo demorar um pouco para descer após o nascimento do bebê. Mas seu filho não ficará com fome durante esse período, ele terá o colostro para se alimentar e ganhar anticorpos.

Ter uma indicação para o uso de fórmulas sem ao menos esperar o tempo necessário para o corpo da mulher se adaptar à amamentação é um risco, pois o bebê pode adaptar à facilidade da mamadeira (que não exige muito esforço) e deixar de vez o peito materno.

Lembre-se que a amamentação é importante para sua saúde e principalmente para saúde de seu filho. Além de ser um momento de de troca de carinho e aumento de vínculo entre mãe e bebê.

E como foi sua experiência com a amamentação? Teve alguma indicação médica de fórmula infantil? Qual o motivo?

Deixe seu comentário nos contando sua experiência.

Um abraço a todas!

Leia também:

COMO FAZER O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA? INFELIZMENTE NÃO HÁ RECEITA

USAR OU NÃO USAR BICO (CHUPETA): EIS A QUESTÃO...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo