Quem sabe mais sobre meu bebê? Como lidar com os palpites - Sonhada Maternidade

Quem sabe mais sobre meu bebê? Como lidar com os palpites

A sensação de ser mãe é fabulosa. O nascimento, a amamentação, os primeiros cuidados na maternidade. Tudo como planejado. Tudo lindo!

A chegada em casa é cercada de carinhos dos pais, avós e, porventura, alguns parentes que sejam mais próximos a você. Até aí, tudo bem.

Então, começam os pequenos conselhos vindos das mulheres, já mães, que se consideram (e muitas vezes são mesmo) muito experientes. Você escuta, abana a cabeça que sim e continua a cuidar de seu filhote do jeito que você acha que deve ser. O problema é que os palpites continuam e você sai do estado de eterna paciência ao desconforto (para não dizer algo pior) de ver que todas se acham mais mães que você.

A mãe diz: "dê chá para esse menino. Dê um pouquinho de água!" O médico proíbe terminantemente. A sogra diz: "enrole uma manta pois bebê sempre sente frio!" Mas a temperatura ambiente quase chega aos 30º. A cunhada, a prima mais velha, a tia avó, se bobear, até aquele papagaio fêmea terá uma "orientação" para você, nova mãe, que "não saberá" cuidar de seu bebê.

Toda mãe já passou por isso. E quem será mãe pela primeira vez, deve se preparar para o turbilhão de conselhos que você irá ouvir. E, engana-se que só ocorre com as mamães de primeira viagem. Mesmo com o segundo filho ainda escuto coisas que estou "careca" de saber, como : "não esqueça de colocar para arrotar", "enrole esse bebê", "está soluçando pois está com a frauda molhada" (mesmo você tendo acabado de trocar).

O importante é saber lidar com a situação pois não há como fugir dela. Terá momentos em que você ficará totalmente irada com os palpites, mas saiba que no final quem terá a palavra final é você, a
MÃE.

Como as mulheres reagem nesses casos?


Cada mulher reagi de forma diferentes a essas "intromissões". Veja em qual os 4 tipos de mães que caracterizei de acordo com a forma que lidam com as palpiteiras:

1) Mãe esquentada: tendem a ir brigando e dizendo que quem sabe do seu filho é ela. Essa consegue ficar livre mais rápido dos palpites, porém pode criar desconforto e brigas. Esteja preparada para isso.

2) Mãe pacata: aceita pacientemente tudo (ou quase tudo) o que dizem para ela. Afinal, sente que deve confiar em mulheres mais experientes que ela.

3) Mãe ouvinte: sabe lidar com a situação de maneira equilibrada. Escuta tudo o que dizem, mas não segue nada. É o famoso "entrou em um ouvido, saiu no outro".

4) Mãe moderada: aceita alguns conselhos, refuta outros. Tenta agradar a gregos e troianos, mas sempre tomando a decisão final.

 Em qual (ou quais) dessa(s) mãe (s) se encaixa? Tem alguma outra caracterização que queira dar? Deixe seu comentário! Com ele aprenderemos mais!

Abraços.

sonhadamaternidade.blogspot.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo