Ultrassom seriado - Sonhada Maternidade

Ultrassom seriado

Olá queridas!

Mais uma vez venho trazer informações para todas as tentantes em busca de seu tão sonhado positivo. De repente você se vê tentando e tentando, os meses passando e nada de ver a segunda listra do teste de farmácia. Depois de 12 meses de tentativas, antes de realizar exames mais complexos, os médicos costumam pedir uma ultrassonografia seriada para saber o dia exato de sua ovulação em um determinado ciclo. Pois é, às vezes está tudo bem com você, mas você pode não seguir padrões de ovulação igual a maioria das mulheres e por isso não ovular exatamente no 14º dia do ciclo.

O ultrassom seriado pode ser realizado pélvico ou transvaginal, sendo o segundo mais comum, e a partir dele pode-se verificar a presença de folículos, quais estarão prontos para romperem, houve ou não rompimento ou ovulação.

Por que do nome ultrassom seriado?

Esse nome se dá pelo fato de se realizar uma série de exames ultrassons em dias seguidos, que podem ser entre 3 e 8 dias seguidos, dependendo das exigências médicas, mas o mais comum é entre 3 e 4 dias seguidos. Eu realizei ultrassom seriado após uma ano de tentativas após meu aborto espontâneo (veja mais AQUI), e no meu caso foram necessárias apenas 3 sessões. Na minha experiência, no mês que realizei esses exames, não ovulei, os folículos se prepararam mas não romperam, formando pequenos cistos nos ovários. Foi meu único ciclo anovulatório.

Normalmente, os médico pedem que se comece a realizar os ultrassom entre o 10º e 11º dia do ciclo, para se tentar monitorar o processo de amadurecimento dos folículos e a consequente ovulação.

Alguns tratamentos de fertilidades utilizam o ultrassom seriado para se saber quando ocorre a ovulação, é o caso da fertilização in vitro e da inseminação artificial. Há também o coito programado (aquele que ocorre nos dias exatos da ovulação) para casos de menor complexidade.


Posso pedir ao meu médico para eu fazer esse ultrassom seriado para descobrir meu dia fértil?


Dificilmente seu médico irá solicitar esse exame com menos de 12 meses de tentativas que não resultaram em gestação. Ele com certeza irá pedir para que retorne a procurá-lo após esse tempo se não conseguir engravidar.

O mais comum é a indicação de treinar um dia sim outro não para conseguir abranger mais fácil o período fértil.

Então, você me pergunta: há como saber mais facilmente quando estou fértil? Há sim! Existem os teste de ovulação vendidos em farmácia. Eles são semelhantes aos testes de gravidez e verificam o nível de hormônio na urina, positivando quando você estiver para ovular ou ovulando.

Super indico o método de temperatura basal que utilizei nas minhas duas gestações e que mostra certinho o dia da ovulação (veja como funciona esse método AQUI). É claro que para utilizar esse método a mulher tem que ser super disciplinada pois a medição deve ser realizada sempre nos mesmo horário.

Agora é você escolher o melhor método e ir a luta!!!

Abraços e beijos férteis a todas!

sonhadamaternidade.blogspot.com.br
Fonte imagem: http://www.materprime.com.br/tratamentos/fertilizacao-in-vitro/


 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo