Endométrio fino e dificuldade para engravidar - Sonhada Maternidade

Endométrio fino e dificuldade para engravidar

Olá a todas!

O endométrio é um tecido que recobre a parede interna do útero sendo o local onde o embrião irá se instalar assim que chega ao útero. Sua espessura varia de acordo com cada fase do ciclo menstrual. Mas quando se chega na fase ovulatória e ele não possui a espessura esperada, ele é considerado um endométrio fino (ou atrófico).

Quando o endométrio é considerado fino para engravidar?


Quando se quer engravidar, os hormônios femininos devem estar em sintonia para que o organismo funcione bem. O descontrole de algum hormônio pode (eu disso pode, não é totalmente regra) dificultar a ocorrência de uma gravidez.

No caso do endométrio, a falta de progesterona, devido ao uso prolongado de anticoncepcionais hormonais, pode impedir o crescimento adequado do endométrio.

A espessura mínima para a implantação do embrião no endométrio é de 8mm, podendo chegar a 18mm. Após sua descamação durante a menstruação, ele se regenera e na fase ovulatória já deve estar, pelo menos, com esse tamanho (ou próximo a ele).

Se sua regeneração for lenta, ou chega a um ponto que não desenvolve mais do que 6mm, então esse endométrio é considerado fino ou atrófico, o que dificulta a implantação do embrião e o desenvolvimento da gestação.

Somente é possível saber se seu endométrio está fino realizando exames de ultrassonografia.


tamanho do endométrio para engravidar


O que pode atrapalhar o endométrio desenvolver?


Como eu disse anteriormente, a falta de progesterona impede o crescimento adequado do endométrio.

O uso de anticoncepcionais hormonais durante muito anos faz que o organismo demore um pouco mais a funcionar adequadamente após você parar o uso para tentar engravidar. Na maioria das vezes, basta 3 meses sem utilizar essa medicação para que o endométrio volte a crescer adequadamente. Mas isso não é regra, depende do organismo de cada mulher.

Os anticoncepcionais injetáveis são os que mais afetam o organismo feminino, sendo necessário mais tempo para que seu corpo volte ao funcionamento hormonal adequado.


Tratamento


O tratamento para o caso de endométrio fino é a reposição de progesterona. Na maioria dos casos somente essa reposição é suficiente para engrossar o endométrio.

Somente se houver um afinamento mais severo é que seu médico poderá indicar outros medicamentos. Mas nunca utilize medicação sem orientação médica.

Há maneiras naturais de aumentar a espessura do endométrio, como o consumo de alimentos ricos em vitamina E (amêndoas em geral, semente de girassol, entre outros), assim como o uso de cápsulas dessa vitamina. Além disso, o consumo de chá das folhas de framboesa que, ao contrário da maioria dos chás, pode ser usado durante todo o ciclo.


Então...


Você já foi diagnosticada com endométrio fino (ou atrófico)? Qual foi o tratamento?

Compartilhe experiências! Deixe seu comentário!

Um abraço

3 comentários

  1. Esse é um problema muito comum entre as mulheres, mas nada que não se resolva fazendo tudo direitinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Tânia. Só seguir as orientações médicas que tudo se resolve. Abraços.

      Excluir
  2. O meu e.fino nadar de mais o.medico não passou medição nem uma

    ResponderExcluir

Topo