Bico de silicone e seu uso na amamentação - Sonhada Maternidade

Bico de silicone e seu uso na amamentação

Olá Mamãe e futuras mamães!

Quando o bebê nasce, muitas são as mudanças e os desafios que a nova mamãe vai passar. Algumas fáceis de lidar; outras um pouco mais complicadas. Mas nada que uma mulher não consiga enfrentar. Um desses desafios é em relação à amamentação e a preparação dos seios. Amamentar nos primeiros dias pode não ser aquela tarefa "linda" pintada na televisão, revista e internet.

Desde de antes do nascimento do bebê, ainda na gestação, é aconselhável que a preparação dos seios se inicie. Uso de cremes hidratantes especiais para a área das auréolas (veja o post POMADAS HIDRATANTES E OS MAMILOS DAS LACTANTES: COMO FICAM AS RACHADURAS?) e a utilização de bucha natural são algumas das opções para a preparação para a amamentação. Mesmo assim, não há certeza de que os seios não irão rachar.

Nesses casos, muitas mulheres são aconselhadas, até mesmo na maternidade ou pelos seus médicos, a utilizarem bicos de silicone nos seis para auxiliar nas dores iniciais da amamentação.


bico de silicone

Bicos de silicone e as rachaduras


Como a pele dos bicos dos seios são muitos sensíveis e eles não estão acostumados com a fricção que a boca do bebê faz e o contato da saliva do mesmo, os seios normalmente racham, em maior ou menos grau, dependendo da preparação anterior que eles tiveram. Além disso, a pega incorreta do bebê pode também levar a mulher a ter ferimentos. A situação de dor por conta das rachaduras levam muitas mulheres a desistirem da amamentação (e saiba que isso acontece).

Muitas mulheres utilizam o bico de silicone para continuar amamentando enquanto os seios cicatrizam. Mas deve ser uma solução a ser utilizada por pouco tempo pois o bebê pode se acostumar com o bico de silicone e rejeitar posteriormente o seio da mãe, podendo levar ao desmame precoce.


Bicos de silicone e mamilos planos ou invertidos



Há também os casos de mamilos planos ou invertidos que, em hipótese alguma, impedem a amamentação.

Para identificar se seu mamilo é plano ou invertido, é necessário você pressionar a auréola do seu seio com o polegar e o dedo indicador. Se o mamilo não modificar, ele é plano; se ele se virar para dentro como seu umbigo ele é invertido.

Nesses casos, a sucção do bebê auxilia na formação do bico, no caso dos mamilos planos, e na saída do mesmo, no caso dos mamilos invertidos.

Para ajudar nessa tarefa, alguns médicos indicam o bico de silicone para ajudar nessa formação do bico. Já ouvi casos de sucesso e de pessoas que não conseguiram a formação do bico do mamilo utilizando o bico de silicone.

Mas, mais uma vez ,ressalto que o bebê pode acostumar com o silicone e não aceitar a textura do mamilo da mãe e isso acarretar no desmame precoce.


Então...


O uso do bico de silicone na amamentação pode ser de grande auxílio para a mulher, tanto no caso de rachaduras, como para formação de bico (no caso de mamilos planos ou invertidos). Mas o uso depende da adaptação da mulher e do bebê ao acessório.

Não se esqueça que o contato de pele com a criança é muito importante e quanto menos usar o bico de silicone, melhor será para vocês dois.

O mais importante é amamentar seu filho.

E então? Você tem experiência com o bico de silicone na amamentação? Compartilhe sua experiência! Deixe seu comentário!

Abraços e até o próximo post.
 

2 comentários

  1. Bom dia, eu não precisei usar, mas sei que é fundamental pra algumas mamães e ajuda muito, amamentar não é tão simples como imaginam.
    Beijos! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Eu também não precisei usar, apesar de ter tido muita fissura. Aguentei firme as dores iniciais e amamentei muito. Volte sempre! Abraços!😚

      Excluir

Topo