A importância do brincar na primeira infância - Sonhada Maternidade

A importância do brincar na primeira infância

Olá!

Hoje em dia, cada vez mais as crianças têm deixado de brincar para utilizar computados e/ou celulares, para ver vídeos, jogar ou participar de redes sociais (os maiorzinhos). Não que as crianças não devam ter acesso às tecnologias, afinal elas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, mas tudo tem que ser com moderação, principalmente na chamada primeira infância (6 primeiros anos de vida). 

Nessa fase que a criança passa por intensos processos de desenvolvimento, tanto físico quanto mental, de sociabilidade e de aquisição de linguagem. Assim, nessa fase a criança deve ser sempre estimulada para que se desenvolva e atinja o máximo de sua capacidade cognitiva.

São nos momentos em que estão brincando é que as crianças desenvolvem a capacidade de atenção, memória, imitação e imaginação.

Dessa forma, deixar a criança correr, pular, colocar os pés no chão, interagir com outras crianças é importante para seu desenvolvimento. Já vi pais saindo para a praça com bebês e colocando um tablet no carrinho da criança com vídeos da Galinha Pintadinha para ela assistir enquanto passeiam. Onde fica a interação com a natura e com os pais nessa situação?


brinquedos ao ar livre


São em passeios como esses que as crianças podem interagir com os pais que, muitas vezes trabalham e quase não têm tempo durante a semana; contato também com os crianças que possam estar no local, aprendendo a socializar.

Brinquedos, brincadeira, passeios em parques e praças. Crianças têm que correr, brincar ao ar livre, ter brinquedos que ajudem a desenvolver a inteligência e a capacidade de interagir com as pessoas.

Um blog muito legal chamado Na pracinha trata exatamente desse tempo e espaço da criança para que ela brinque. Não só brincar por brincar, mas o regaste pelo brincar ao ar livre, com interação com os pais e os ambientes públicos da cidade (praças, parques, entre outros). Além disso, o blog traz uma agenda de atividades e eventos para para e filhos se divertirem juntos. A agendo do blog é para eventos em Belo Horizonte (cidade das autoras Flávia Pellegrini e Miriam Barreto), mas você de outras cidades do país pode procurar os eventos de sua localidade.


imagem do Pixabay



Pensando nesse momento da vida da criança, em que ela está em pleno desenvolvimento cognitivo, esse mês trarei sugestões de brinquedos e brincadeiras que estimulem seu desenvolvimento e estreite os laços entre pais e filhos. Para encontrar as dicas, vá lá no marcador Vamos brincar!

Dê uma passada lá todas as sextas-feiras desse mês para ver as novidades e ter ideias de como divertir com seu filho.

Quer dar alguma sugestão, deixe-a nos comentários. Adorarei conhecer novas atividades que estimulem a relação pais e filhos e o cognitivo infantil.

Abraços a todas!

E até o próximo post!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo