Você quer engravidar? Conheça seu ciclo menstrual - Sonhada Maternidade

Você quer engravidar? Conheça seu ciclo menstrual

Olá a todas!

Hoje resolvi falar um pouco para as tentantes que visitam o blog. Tanto aquelas que estão começando agora a caminhada como as que há algum tempo correm atrás do tão sonhado positivo.

Quando começamos a menstruar, lá na adolescência, não importamos tanto com o tamanho de nosso ciclo menstrual. Na realidade, nessa época ele é tão irregular que mensurar para quê? Muitas vezes medimos apenas para não sermos pegas de surpresa com uma bela mancha de sangue na calcinha.

Somente quando começamos a ter uma vida sexual é que a medição dos nossos ciclos se tornam mais consistentes. Até bem pouco tempo, fazíamos essa medição em calendários, que muitas vezes deixávamos em uma agenda ou guardadinhos em uma gaveta. Hoje em dia temos aplicativos (e salve a tecnologia) que não nos deixar perdida. Eles nos informam data da próxima menstruação, data de provável ovulação, dias prováveis de fertilidade, entre outros dados.

Mas não podemos esquecer que todas as informações que encontramos sobre a tabelinha e aquelas disponíveis em aplicativos são baseadas em mulheres super reguladas, que em sua maioria tem o ciclo de 28 dias. Aí você, que tem um ciclo de 30 dias de duração, acredita que sua ovulação ocorre no 14º dia do ciclo pois é isso que todos dizem. Só que não é assim que as coisas funcionam.

Para uma pessoa que possui o ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre na metade do ciclo. Mas o que se deve saber é que a ovulação ocorre, na maioria das mulheres, 14 dias antes da menstruação descer. Esses 14 dias após a ovulação caracteriza a fase lútea (início da formação do corpo lúteo que pode ou não terminar em gravidez) do ciclo. Então se seu ciclo é de 30 dias, sua ovulação ocorrer no 16º dia do ciclo.

Mesmo assim, nem todas as mulheres possuem a fase lútea do mesmo tamanho. Então você me diz: como então vou saber quando ovulei e qual é o tamanho da minha fase lútea?

Hoje em dia existem os testes de ovulação. Elas são parecidos com os testes de farmácia e detectam o hormônio LH na urina da mulher. Você os utiliza durante os prováveis dias em que estará ovulando e a segunda linha aparece mais ou menos entre 12 e 48 horas antes da ovulação acontecer. Nesse momento você deve ficar alerta!

Outra dica que eu adoro pois eu aderi a essa técnica, é o método de temperatura basal (veja mais sobre como utilizar o método em Temperatura basal), em que você mede, todos dias pela manhã, sua temperatura em repouso. Com esse método você, depois de alguns poucos meses, saberá qual é o tamanho de sua fase lútea e em qual dia do ciclo sua ovulação costuma ocorrer. Por esse método, também, você poderá verificar se sua ovulação foi tardia em um ciclo. Super recomendo. Nas minhas duas gestações eu media a temperatura basal e só fazia o teste de farmácia quando as temperaturas continuavam altas após alguns dias de atraso menstrual. Isso evita frustrações quando se realiza teste de farmácia (veja mais sobre quando realizar teste de farmácia em 4 perguntas a se fazer antes de realizar o o teste de farmácia).

Concluindo: se você quer engravidar, conheça a si mesma!

Por enquanto é só! Espero que tenham gostado do post.

Até a próxima e um grande abraço!

sonhadamaternidade.blogspot.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo